100% confirmado: FIA fez inspeção no carro de Max Verstappen e chegou a uma conclusão
Após o GP da Arábia Saudita, Max Verstappen teve seu carro examinado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O tricampeão continuou a dominar o fim de semana, conquistando sua segunda vitória consecutiva em 2024.
Com uma vantagem de 8 segundos sobre seu companheiro Sergio Pérez, que acabou aumentando para 13 segundos após Pérez receber uma penalidade de 5 segundos por uma liberação perigosa dos boxes, o holandês teve uma vitória incontestável, tanto que o órgão regulador do esporte não encontrou irregularidades no carro número 1.
Carro da Red Bull está dentro do regulamento
Embora a Red Bull demonstre sinais de um domínio ainda maior em 2024, a inspeção do carro de Verstappen não reflete uma suspeita de que o equipamento esteja em violação das regras.
É uma prática comum para a FIA realizar tais verificações, escolhendo aleatoriamente entre os pilotos que terminaram entre os dez primeiros. Foi em uma dessas inspeções que Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desqualificados do GP dos Estados Unidos do ano passado, devido a um alto desgaste da prancha do assoalho em ambos os carros.
No entanto, não há um protocolo definido para os componentes examinados pela FIA. Desta vez, o órgão avaliou os amortecedores das suspensões dianteira e traseira, o sistema de admissão de ar do motor, o sistema de óleo e refrigeração, além da troca de refrigeração de ar, juntamente com todos os sensores associados a esses sistemas. A entidade não identificou nenhuma irregularidade no carro de Verstappen.
A Red Bull iniciou a temporada de 2024 de maneira impecável. Além de conquistar duas pole positions com Verstappen nas primeiras corridas no Bahrein e na Arábia Saudita, a equipe austríaca testemunhou o tricampeão liderar uma dobradinha em ambas as ocasiões. Como resultado, o time dos energéticos lidera o Campeonato Mundial de Construtores com 87 pontos, uma vantagem de 38 pontos sobre a segunda colocada, a Ferrari.