4 pilotos portugueses que competiram na Fórmula 1
A Fórmula 1 é um campeonato amplo com representantes de diversas nacionalidades ao longo da história. Hoje vamos relembrar quem já esteve pelas pistas da maior categoria de automobilismo mundial representando a bandeira de Portugal.
Ao longo dos tempos tivemos apenas quatro representantes do país europeu. O primeiro deles foi Nicha Cabral, que esteve na Fórmula 1 durante 4 temporadas.
Apesar do bom número, o piloto fez apenas cinco corridas nesse período, com quatro largadas. Cabral não conquistou nenhuma vitória, nem mesmo conseguiu subir no pódio.
Demorou alguns anos para mais um português chegar na Fórmula 1, aconteceu em 1991 com Pedro Chaves, que esteve somente neste ano na categoria, com 13 corridas disputadas pela equipe Coloni.
Pedro Lamy esteve em quatro temporadas na Fórmula 1. Em 1993 e 1994 pilotou pela Lotus e nos dois anos seguintes esteve no comando do carro da equipe Minardi. Em 32 GPs pela categoria, o português somou apenas 1 ponto.
O primeiro e único pódio
Por fim, talvez o mais famoso deles: Tiago Monteiro. Foram duas temporadas na Fórmula 1, em 2005 pela Jordan e no ano seguinte pela equipe Midiand. Somou sete pontos na categoria, mas sem dúvida o feito mais notável aconteceu no GP dos Estados Unidos, em 2005.
O piloto português largaria na 17ª colocação. Porém devido a um boicote das equipes em uma guerra envolvendo uma falha nos pneus Michelin, apenas seis pilotos largaram, aqueles que usavam pneus Bridgestone.
Monteiro era um deles e soube aproveitar bem a chance, com menos concorrentes, o português levou a Jordan ao terceiro posto, ficando atrás das Ferraris de Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Um pódio que o colocou de vez na história dos portugueses na Fórmula 1.