Esses pilotos conseguiram a façanha de conquistar os títulos da Fórmula 1 e Indy
Quem é fanático pelo universo automobilístico, provavelmente, já ouviu falar na Fórmula 1 e na IndyCar. A primeira, sendo a mais pomposa e célebre categoria do esporte, traz consigo a aura de ser o auge na carreira de qualquer corredor de carros. Já a IndyCar, consolidada nos EUA, traz à tona inúmeros talentos promissores, além de ter acolhido ex-pilotos da F1 em suas pistas.
Desde a criação da F1, mais de 700 pilotos já participaram do circuito, incluindo 32 brasileiros. E entre todas essas histórias, algumas foram cruzadas pelas pistas da F1 e da IndyCar. A “dobradinha” como chamamos, aconteceu com quatro pilotos que brilharam e venceram em ambas as categorias.
A história das “dobradinhas” na Fórmula 1 e IndyCar
Nos primórdios do automobilismo, mais precisamente no ano de 1900, começavam os primeiros registros da Indy, que era conhecida como “Formula Indy”. A categoria foi ganhando espaço no coração dos fãs americanos e, na esteira do sucesso da Fórmula 1, alguns pilotos tiveram a chance de participar de ambas as competições. Então, quem foram esses corajosos? Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.
Mario Andretti, o brasão italo-americano no automobilismo
Mario Andretti, uma figura icônica do esporte, carregou consigo a honra de ser o primeiro dos quatro pilotos que brilharam nas pistas da F1 e da IndyCar. Naturalizado americano no início dos anos 60, ele engatou a carreira na USAC, predecessor da Fórmula Indy e a venceu quatro vezes. Andretti iniciou na Fórmula 1 em 1968 pela Lotus e, embora tenha tido um começo promissor, ele optou por concentrar a sua carreira nos EUA, concorrendo ocasionalmente pela F1. Entretanto, em 1978, Mario fez história e conquistou o título da Fórmula 1, tornando-se um dos poucos pilotos a ter vencido tanto a F1 quanto a Indy.
Jacques Villeneuve, a herança canadense na pista
Jacques Villeneuve, filho do lendário Gilles Villeneuve, iniciou a sua trajetória no automobilismo pela Indy, em 1994. No ano seguinte, já era campeão da categoria e vencia as 500 milhas de Indianápolis. Em 1996, foi convidado para integrar a Williams na Fórmula 1 e, assim como Mario Andretti, também honrou a “dobradinha”, conquistando o Mundial de Pilotos na F1 no ano seguinte.
Emerson Fittipaldi, o orgulho brasileiro nas pistas
Já Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a vencer uma corrida da F1 e também o primeiro a conquistar o campeonato mundial, em 1972. Continuou a escrever a sua história vitoriosa na F1 até 1980 e, em 1989, ingressou na IndyCar, conquistando o campeonato em seu primeiro ano.
Nigel Mansell, o britânico que conquistou as pistas americanas
Nigel Mansell iniciou a sua carreira na F1 em 1980 pela Lotus, mas foi pela Williams, em 1992, que consagrou-se campeão. No ano seguinte, moveu-se para as pistas americanas e, tal como Emerson, levantou o troféu de campeão da Indy em sua temporada de estreia.
Esses pilotos provaram que a perícia ao volante pode se traduzir em vitórias em diferentes pistas e categorias do automobilismo. Homens de fibra, que souberam fazer a “dobradinha” na Fórmula 1 e IndyCar, traduzindo a versatilidade e destaque de cada um nesse universo fascinante da velocidade.