É oficial: Tony Kannan está FORA da Stock Car e vai assumir outra profissão
Conhecido mundialmente em seu ramo, o campeão da Fórmula Indy em 2004 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2013, Tony Kanaan, tem uma mudança significativa em suas atividades profissionais planejadas para o próximo ano. O piloto baiano encerrará sua trajetória na Stock Car, maior campeonato de esporte motor brasileiro, para retomar sua carreira na Fórmula Indy. Contudo, dessa vez seu papel será diferenciado: ele tomará posse como Diretor Esportivo na McLaren.
Atualmente representando a equipe Full Time no Brasil, Tony confirmou o fim de sua participação na Stock Car. A decisão se deu devido à incompatibilidade de agendas com seu novo papel na McLaren. De fato, essa é uma mudança significativa, já que suas maiores conquistas vieram justamente da Fórmula Indy.
Por que Tony Kanaan decidiu deixar a Stock Car?
Em uma publicação feita em suas redes sociais, Kanaan explicou a situação. “No final deste ano assumi o cargo de diretor esportivo da McLaren na equipe de Fórmula Indy. Por conta dos meus compromissos ano que vem – tenho que ir em todas as corridas – eu iria perder mais de quatro corridas na Stock Car. Assim, decidi que não farei a temporada de 2024 na Stock Car. É realmente uma categoria muito competitiva e se eu não me dedicar 100%… Já me dedicando 100% a gente não teve os resultados que queríamos, então resolvi que no próximo ano não estarei no grid. Mas isso aqui não é um adeus, é um até breve,” declarou Tony.
Como foi a trajetória de Tony Kanaan na Stock Car e na Fórmula Indy?
Tony Kanaan disputou sua última temporada completa na Fórmula Indy em 2019 e, dois anos depois, em 2021, iniciou sua carreira na Stock Car com a equipe Full Time. Apesar das expectativas, a parceria não rendeu os resultados esperados. Seu melhor resultado na Stock Car foi um quarto lugar na etapa do Velocitta, na temporada 2022.
Kanaan se uniu à McLaren no ano de 2023 para disputar a 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, onde ficou em 16º lugar após iniciar na nona posição. Em junho, um mês após a prova, ele foi anunciado como conselheiro da equipe britânica. Em outubro, foi promovido ao cargo de diretor esportivo, função que exercerá em 2024. Sem dúvida, são grandes expectativas para o novo desafio na carreira do piloto baiano.
Qual foi a trajetória de Tony Kanaan na Fórmula Indy?
Ao longo de 389 corridas disputadas na principal categoria de monopostos dos Estados Unidos, Kanaan acumulou 17 vitórias, 79 pódios e 15 pole positions. Ele figura como o terceiro piloto com mais largadas na história da Fórmula Indy, ficando atrás apenas de Helio Castroneves, com 391 provas, e do campeão da Indy e da Fórmula 1, Mario Andretti, com 407 largadas.
Sem dúvida, Kanaan deixará saudades na Stock Car. Porém, a expectativa dos fãs é que ele tenha a mesma dedicação e obtenha resultados igualmente expressivos em sua nova função na McLaren.