Helmut Marko joga as claras e revela arrependimento da Red Bull em relação a Verstappen
A festa não foi completa para a Red Bull. Max Verstappen vinha dominando o GP da Áustria rumo a mais uma vitória na temporada, porém tudo mudou com um erro na parada do holandês que culminou na perda da vantagem sobre Lando Norris, ocasionando uma ferrenha disputa entre os dois.
Após duras batalhas por algumas voltas, a disputa terminou com um toque que acabou com as chances de vitória para Max e causou o abandono de Norris da prova. Com isso, a Red Bull não subiu no pódio correndo em casa. Com a situação, o consultor da equipe austríaca Helmut Marko revelou um arrependimento do time em relação a Verstappen.
Lando Norris foi penalizado durante sua disputa com Max Verstappen por exceder os limites da pista. A Red Bull lamenta não ter instruído seu piloto a deixar Norris passar, pois ele provavelmente retomaria a liderança.
“Isso ainda pode ser colocado na nossa conta. Com o benefício da retrospectiva, podemos dizer: OK, deixe ele passar. Mas acho que o que Max fez estava ainda mais claramente dentro dos limites do que o que Lando fez,” disse Helmut Marko.
Marko falou sobre o problema na parada
Para o conselheiro da RBR, alguns fatores não favoreceram a equipe, como o erro no pit-stop de Verstappen. “Devido aos problemas na parada, Lando conseguiu se aproximar a menos de um segundo e obter o DRS. Além disso, nossa suposição de que o pneu duro seria a melhor escolha no clima quente não se confirmou.”
Marko também destacou que na segunda parada de Verstappen, o jogo de pneus colocado no carro já havia sido usado, enquanto Norris colocou um novo jogo. “Isso também teve seu peso. Mas vamos olhar para o lado positivo. Aumentamos nossa liderança no campeonato, tanto no de construtores quanto no de pilotos.”
O consultor ainda fez uma reflexão sobre erros cometidos – “Este fim de semana mostrou que não se pode cometer o menor erro,” finalizou Marko.