Por essa ninguém esperava, e-mail enviado iniciou a volta da Ford para Fórmula 1
A Ford pegou todo mundo de surpresa ao revelar que o ponto de partida para seu retorno à Fórmula 1 com a Red Bull, foi um e-mail inesperado que enviaram ao chefe da equipe, Christian Horner.
No verão de 2022, as negociações entre a Red Bull e a Porsche entraram em colapso justamente quando a Ford estava ponderando um retorno à Fórmula 1, motivada pela crescente popularidade das corridas e pelos atrativos dos regulamentos técnicos que seriam introduzidos em 2026.
No entanto, com incertezas sobre os custos de desenvolver sua própria unidade de potência ou mesmo adquirir uma equipe, Mark Rushbrook, diretor global de esportes motorizados da Ford, decidiu entrar em contato com a Red Bull para explorar a possibilidade de um acordo, após o colapso das negociações com a Porsche. Após descobrir o endereço de e-mail de Horner, ele enviou uma mensagem que iniciou os eventos que levaram à parceria atual.
Detalhes da parceria foram revelados
Falando na sede da Red Bull em Milton Keynes para discutir o progresso do projeto, Rushbrook revelou os curiosos detalhes de como as conversas foram iniciadas inicialmente.
“Para nós, estávamos definitivamente em uma jornada de: A Fórmula 1 é o lugar certo para estarmos, mas como iríamos entrar?” disse Rushbrook. “Estávamos conversando com diferentes equipes. Estávamos pensando em fazer nosso próprio programa de unidade de potência, de forma independente.”
“Quando ficou muito claro, pelo menos pelo que vimos de fora, que não daria certo com a Porsche para a Red Bull, eu literalmente peguei o endereço de e-mail do Christian, enviei um e-mail para ele e disse: ‘Ei, você quer conversar?”
“Peguei um avião para vir para cá e senti, talvez em 20 minutos de conversa, que havia a base para uma parceria que daria certo. Saí da reunião e liguei para Jim Farley [CEO da Ford] e, a partir daí, tudo se acelerou rapidamente.”
Horner mencionou que o e-mail de Rushbrook foi particularmente bem-timed, pois, embora a Red Bull sentisse a necessidade de envolver um fabricante em seu projeto de motor, era crucial que isso acontecesse sob os termos adequados. O chefe da Red Bull também mencionou um momento durante uma reunião no final de 2022, onde ele recebeu um claro sinal visual sobre o nível de comprometimento da Ford com a Fórmula 1.
“Fomos a uma reunião em Dearborn, a caminho do Brasil, e nos encontramos com Mark, Bill Ford e Jim”, disse Horner. “Achei que estávamos em boa forma quando Jim entrou na reunião com um boné de Sergio Perez!”
“Dava para sentir que havia um verdadeiro entusiasmo do alto escalão da empresa, de Bill Ford, que estava tão entusiasmado com o retorno à F1, e de Jim, que também é piloto.”