Revelada a possível cláusula que pode tirar Sergio Pérez da Red Bull
A Red Bull considera “insustentável” a continuidade do desempenho atual de Sergio Pérez, com o mexicano agora correndo o risco de ter uma cláusula de desempenho ativada em seu contrato de Fórmula 1.
Pérez tem estado sob pressão nas últimas semanas para melhorar seu desempenho e entregar melhores resultados para a Red Bull, enquanto a equipe de Milton Keynes enfrenta uma ameaça crescente de seus rivais.
Com a McLaren e a Mercedes conquistando vitórias no campeonato de construtores, a Red Bull está ciente de que sua liderança atual pode ser anulada na segunda metade da temporada se ambos os carros não apresentarem bom desempenho.
Outra corrida zerada de Pérez no GP da Inglaterra significa que ele conquistou apenas 15 pontos nas últimas seis corridas, desde o GP de Miami, enquanto seu companheiro de equipe, Max Verstappen, acumulou 119 pontos no mesmo período.
Paciência da Red Bull está terminando
A equipe ainda tem esperança de que Pérez possa redescobrir a forma que o levou ao pódio no início do ano, mas é evidente que a paciência está começando a se esgotar.
A situação no campeonato de construtores e os riscos de mudanças, caso os resultados não melhorem, trouxeram a situação a um ponto crítico, fazendo a equipe ponderar sobre o próximo passo.
As coisas estão agora perto de um ponto crítico, com a compreensão de que, apesar de Pérez ter um contrato em vigor para o próximo ano, ele ainda poderá ser dispensado – potencialmente já nas férias de verão – se não houver uma mudança de desempenho.
Fontes sugerem que a Red Bull tem o direito de rescindir o contrato de Pérez se ele ficar mais de 100 pontos atrás de Verstappen em momentos-chave do campeonato, como as férias de verão e o final da temporada.
Atualmente, após mais uma falha em Silverstone, ele está 137 pontos atrás e tem apenas duas corridas para reduzir essa diferença para menos de 100 pontos, a fim de não estar em risco de a Red Bull procurar outras opções.
Questionado após o GP sobre o contínuo fracasso de Pérez em contribuir para o resultado do campeonato de construtores da Red Bull, o chefe da equipe, Christian Horner, disse: “Ele sabe que é insustentável não marcar pontos.”