Novas imagens dão pistas de que o retorno da Toyota está próximo na Fórmula 1
Um relato de que a Toyota estaria considerando um retorno à Fórmula 1 em parceria com a Haas foi confirmado em Silverstone, onde Masaya Kaji, gerente de corrida da Toyota Gazoo, foi visto flagrado acompanhando a ação de dentro da garagem da Haas.
Depois de deixar a Fórmula 1 ao final do campeonato de 2009, a Toyota demonstra interesse em retornar ao esporte. Segundo as publicações do site Formula.hu e Racingnews365.com, a Toyota poderia formar uma parceria com a Haas para fabricar os componentes do chassi de seus carros de F1, juntamente com a Dallara, o que incluiria a utilização do túnel de vento da Toyota em Colônia pela Haas.
Embora atualmente não haja planos para a Toyota construir um motor próprio, essa possibilidade não está descartada para o futuro. A Haas se recusou a comentar sobre a especulação quando abordada pelo site PlanetF1.com.
Imagens de gerente na garagem aumenta os rumores
No entanto, uma pista reveladora surgiu nas redes sociais, mostrando Masaya Kaji, gerente geral do departamento de engenharia de automobilismo da Toyota Gazoo, na garagem da Haas durante o Grande Prêmio da Grã-Bretanha.
Kaji foi visto na parte de trás da garagem da Haas, acompanhando a ação enquanto Nico Hulkenberg conquistava o sexto lugar na corrida de Silverstone, seu segundo P6 consecutivo. O primeiro passo seria um acordo de patrocínio semelhante ao modelo operado pela Sauber e Alfa Romeo nos últimos anos, seguido por uma cooperação tecnológica.
Embora os carros de F1 da Haas sejam atualmente construídos pela Dallara, a publicação húngara afirma que o chassi será “parcial ou totalmente desenvolvido pela sede da Toyota Gazoo Racing em Colônia a partir de 2025”.
O motor, no entanto, continuará sendo uma unidade de potência da Ferrari, já que o acordo permanece vigente até 2028. Também foi sugerida uma possível aquisição total da Haas pela Toyota, com a possibilidade de a Toyota desenvolver seus próprios motores no futuro.
Até agora, entretanto, a Toyota tem se mostrado hesitante em se comprometer com um retorno à Fórmula 1, com o vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe, Kazuki Nakajima, afirmando na temporada passada: “No momento, é um claro não.”