Toto Wolff toma importante decisão sobre o substituto de Hamilton na Mercedes
A Mercedes voltou aos dias de glória na Fórmula 1 ao vencer as duas últimas corridas, mas o chefe da equipe, Toto Wolff, tomou uma importante decisão ao confirmar que o recente ‘ressurgimento’ da escuderia não influenciará o processo de decisão na escolha do substituto de Lewis Hamilton.
No início da temporada, a equipe sediada em Brackley enfrentou uma continuidade das dificuldades dos últimos dois anos, encontrando-se fora do ritmo em comparação com Red Bull, McLaren e Ferrari.
No entanto, uma série de atualizações significativas, começando com uma asa dianteira revisada às pressas para o GP de Mônaco, impulsionou a Mercedes à frente da Ferrari e a colocou na disputa com Red Bull e McLaren, como demonstrado na briga pela pole position e no pódio de George Russell no Canadá.
Primeira vitória do ano na Áustria e segunda na Inglaterra
A primeira vitória da Mercedes desde o Brasil-2022 veio novamente para o jovem britânico, desta vez no GP da Áustria, quando ele se aproveitou do acidente entre Max Verstappen e Lando Norris. No entanto, não houve como negar o mérito do triunfo de Hamilton em Silverstone no último fim de semana, após a equipe conquistar a primeira fila na classificação.
Wolff segue sem pressa para escolher o substituto de Hamilton
Lewis deixará a equipe rumo à Ferrari no final da temporada, em uma mudança anunciada antes do início da campanha atual, mas Wolff não tem pressa em escolher um substituto para o sete vezes campeão mundial.
Andrea Kimi Antonelli tem sido cogitado para ser promovido após a temporada de F2, devido ao seu talento. No entanto, quando perguntado se as duas vitórias consecutivas influenciarão o processo de decisão sobre quem se juntará a Russell, Wolff respondeu: “Isso não influencia nosso pensamento”.
Vários pilotos estão “disponíveis” para ocupar a vaga de Hamilton, com Carlos Sainz ressurgindo como um candidato potencial nas últimas semanas. Andrea Kimi Antonelli, que não conseguiu deixar sua marca em sua temporada de estreia na F2 após pular a F3, é um nome que também está em consideração. Como Toto Wolff destacou, toda a equipe Prema, incluindo o piloto confirmado da Haas para 2025, Oliver Bearman, enfrentou dificuldades.
Antes do GP da Grã-Bretanha, Wolff sugeriu que Antonelli precisava “aprender a nadar” e “ter um bom desempenho em água fria”. O italiano respondeu instantaneamente – e literalmente – a essa mensagem ao dominar a pista e vencer a corrida sprint da F2 em condições de muita chuva.
Explicando que o resultado foi “muito importante”, Wolff acrescentou: “A F2 está muito difícil este ano porque o carro… você pode ver que ele e Bearman estão lutando muito com o carro e ele não está feliz com sua pilotagem e não [tem] o ritmo na corrida”.
Antonelli estava ao lado de Wolff durante a vitória de Hamilton no domingo, e Toto revelou: “Foi um momento especial ver o maior piloto britânico vencendo conosco na Inglaterra, enquanto na garagem tínhamos esse jovem italiano, que nem sequer tem carteira de motorista, assistindo a tudo. Aposto que ele pensou: ‘Quero ser isso um dia’. Talvez não aqui, mas em Monza”, finalizou o chefe da Mercedes.