Felipe Massa recebeu convite inesperado e aceitou correr mais um ano na Fórmula 1
Felipe Massa é considerado por muitos como um dos maiores nomes da história do automobilismo brasileiro na era pós-Senna. Com uma longa passagem pela Ferrari entre os anos de 2006 a 2013, ele foi o brasileiro que mais se aproximou de conquistar o Mundial de Pilotos da categoria, após o último conquistado por Senna em 1991.
Em 2016, ele havia decidido se aposentar da categoria e, inclusive, recebeu uma salva de palmas durante o Grande Prêmio do Brasil daquele ano, quando ele precisou abandonar a prova. Porém, para 2017, a Mercedes contratou Valtteri Bottas para substituir Nico Rosberg, que havia anunciado sua aposentadoria de maneira inesperada após o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Sem opções no mercado, a equipe conseguiu convencer Massa a correr por mais um ano.
Felipe Massa aceitou renovar com a Williams para 2017 por conta de saída de Valtteri Bottas
Nos últimos dias de 2016, em meio as especulações sobre quem poderia assumir o assento que era de Valtteri Bottas, a Williams surpreendeu todo mundo e conseguiu convencer Felipe Massa a correr por mais uma temporada na Fórmula 1. Ao que tudo indica, a escuderia inglesa ofereceu uma grande quantia para o brasileiro, para conseguir convencer ele a correr.
Mesmo que fosse uma equipe mais simples da Fórmula 1, o valor recebido de compensação para liberar Bottas para Mercedes e o patrocínio milionário que Lance Stroll levou para a equipe foi importante para conseguir oferecer a Massa um bom salário, já que ele era a única boa opção disponível no mercado de pilotos naquela altura do campeonato.