FIA vem a público e faz revelação sobre punição para Max Verstappen
A FIA confirmou que Max Verstappen recebeu uma penalidade por sua ultrapassagem irregular sobre Lando Norris na largada do GP da Áustria de Fórmula 1. Durante a manobra, o piloto holandês saiu da pista, obtendo uma vantagem indevida.
Segundo os comissários da prova, Verstappen se beneficiou da irregularidade, embora o piloto da Red Bull Racing tenha afirmado que foi empurrado para fora da pista por Norris. “O piloto devolveu a posição ao carro número quatro após uma instrução da equipe, portanto, nenhuma outra medida será tomada, já que nenhuma vantagem permanente foi obtida”, afirmaram os comissários.
Inicialmente, Verstappen se recusou a ceder a posição, mas mudou de ideia após ser informado pela Red Bull Racing sobre a investigação da FIA.
Verstappen chamado pelos comissários
O GP da Hungria já teve a bandeirada final com a vitória de Oscar Piastri, da McLaren, mas a corrida continua rendendo. O holandês Max Verstappen foi convocado pelos comissários para discutir o incidente com Lewis Hamilton nas voltas finais do GP da Hungria.
Ao tentar ultrapassar britânico, Verstappen fez uma manobra por dentro na curva 1, mas travou as rodas e acabou colidindo com Hamilton. O atual campeão saiu da pista e foi ultrapassado por Charles Leclerc. Verstappen terminou a corrida em 5º lugar, atrás de Oscar Piastri, Lando Norris, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, nessa ordem.
Após a corrida, o engenheiro de Verstappen, Gianpiero Lambiase, informou ao piloto que ele precisaria ir ao centro médico para um exame. Verstappen respondeu que, na verdade, os comissários é que precisavam de um médico para verificar se estavam bem.
GP: “Entendo que um médico precisa dar uma olhada em você…”
VERSTAPPEN: “Deixe-os mandar aquele médico aos comissários para ver se estão bem. Estou completamente bem.”