Fim de uma era: após mais um GP sem vencer, Max Verstappen encerra ciclo na Red Bull
Quem poderia imaginar? Max Verstappen encerrou ciclo como piloto da Red Bull. 2024 que parecia ser mais um ano tranquilo para o holandês, com tudo caminhando para a conquista do tetracampeonato em águas calmas, tornou-se um turbilhão de emoções na vida do tricampeão.
Max Verstappen terminou apenas na quinta posição no frustrante GP da Hungria deste domingo (21), vencido de forma inédita por Oscar Piastri, da McLaren. Com isso, o tricampeão igualou uma marca pequena, mas indesejada, que não havia ocorrido desde 2021.
Para piorar o dia, o piloto ainda se envolveu em um acidente com Lewis Hamilton, que terminou em terceiro lugar, a oito voltas da bandeirada. Na disputa pela última vaga no pódio, o excesso de otimismo do tricampeão não combinou com a decisão do heptacampeão de não ceder. O resultado foi um acidente: a RBR do holandês foi levantada pela parte traseira pelo bico da Mercedes do veterano.
Ciclo vitorioso encerrado
A última vez que Max Verstappen passou tanto tempo sem vencer foi em 2021, ano em que conquistou seu primeiro título na F1, após disputas épicas com Hamilton, corrida a corrida. A difícil seca do holandês na época começou com a virada histórica do heptacampeão no GP de São Paulo, onde Hamilton foi de décimo a primeiro colocado.
Em seguida, Hamilton também venceu os primeiros GPs do Catar e da Arábia Saudita. Ele chegou perto de vencer em Abu Dhabi, onde superou o pole Verstappen na largada, mas foi ultrapassado por Max na última volta após uma série de decisões controversas da direção de prova.
Desde então, Verstappen praticamente só soube o que era vencer: foi bicampeão em 2022, o primeiro ano com o novo carro da F1, triunfando em 15 das 22 corridas. Na temporada seguinte, conquistou o tricampeonato com 19 vitórias. No entanto, 2024 tem se mostrado um ano diferente.