Qual é o peso REAL de um carro da Fórmula 1?
Os amantes de adrenalina e velocidade terão seus corações acelerados neste próximo domingo (5), com a realização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A disputa automobilística mais aguardada do ano acontecerá na cidade de São Paulo, no tradicional Autódromo de Interlagos.
O circuito de Interlagos, que entrou para o calendário oficial da F1 em 1973, tem visto a troca do lugar da corrida entre Jacarepaguá e ele mesmo até 1989. Entretanto, desde então, a pista tornou-se sede fixa do GP Brasil. Com 71 voltas ao longo de seus 4,309 km, o trajeto é uma verdadeira prova de resistência e habilidade para os pilotos.
Qual o peso de um carro de Fórmula 1?
Um aspecto interessante sobre a Fórmula 1 são as especificações técnicas dos carros que disputam as provas. No ano de 2023, o peso mínimo de um carro de corrida é estabelecido em 798kg. Parece bastante, não é mesmo? E isso é sem contar com o combustível, cujo tanque pode comportar até 110 kg. Mas antes que você pense que todos os carros entram na pista completamente abastecidos, vale lembrar que a estratégia de cada equipe pode variar, e nem todas optam por rodar com os tanques completamente cheios. Isso faria com que o peso total do carro atingisse 908kg, quase uma tonelada!
Quem são os maiores vencedores do GP Brasil?
Interlagos tem um rico folclore no mundo da Fórmula 1 e já foi palco de vitórias memoráveis. A lista de vencedores é encabeçada pelo lendário Michael Schumacher, que reina absoluto como o maior vencedor. Mas o palco brasileiro também já foi conquistado várias vezes por pilotos locais. Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Felipe Massa, por exemplo, já subiram duas vezes no lugar mais alto do pódio em Interlagos, deixando um legado incrível para a história do esporte no país.
Com o acelerar dos motores se aproximando, cresce a expectativa de mais um final de semana de alta velocidade, onde as emoções da Fórmula 1 tomarão conta de Interlagos. Para acompanhar cada curva e ultrapassagem do Grande Prêmio do Brasil, fique ligado na CNN Esportes, disponível em todas as plataformas, como YouTube, Tiktok, Instagram e Twitter.