Ferrari dá importante passo para o carro de 2024 na Fórmula 1
“Fasten your seatbelts: Ferrari acelera e obtém homologação do chassi para a Fórmula 1 em 2024” Ferrari supera Red Bull e já tem seu chassi homologado para a temporada 2024 da Fórmula 1. A informação festejada pela escuderia italiana foi divulgada quando a Gestão Esportiva Ferrari conseguiu a confirmação de homologação do que provisoriamente chamam de 676, um modelo revisado em profundidade comparado ao SF-23. Tudo foi realizado após a paralisação obrigatória imposta pela FIA, que durou até o dia 22 de dezembro de 2023.
O 676 se mostrou robusto
O modelo, revisto pelos engenheiros liderados por Enrico Cardile, demonstrou robustez o suficiente para passar por alguns dos testes mais rigorosos introduzidos pela FIA para a próxima temporada. Aliás, a homologação foi conquistada ainda antes do Natal. O 676 se distingue sensivelmente do SF-23, e parece um pouco mais longo atrás dos ombros do piloto para cumprir os novos regulamentos de homologação do santoantônio. A FIA decidiu aumentar as cargas de testes estáticos após o acidente de Zhou Guanyu no GP da Grã-Bretanha de 2022.
O caso Red Bull
A situação positiva é comparada à da equipe rival Red Bull, que ainda precisa superar o crash test frontal para obter a homologação do chassi de seu veículo, batizado de RB20. Embora a situação não cause preocupações, força a Red Bull a “apertar” o cronograma de janeiro para finalizar os preparativos. Enquanto a Red Bull realiza seus testes de colisão em Cranfield, assim como outras equipes britânicas, a Ferrari opta pelo CSI em Bollate, um centro de certificação do Grupo IMQ, situado na região de Milão.
Expectativas para o lançamento
A joia da coroa da Ferrari chegará em Fiorano no dia 13 de fevereiro, antes do dia de realização do filme de 200 km, que envolverá os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz na pista particular da montadora italiana. As expectativas são altas para a próxima temporada, os amantes do automobilismo estão ansiosos para ver o 676 em ação e poder compará-lo com os outros competidores. As equipes da Fórmula 1 têm até o início de 2024 para adaptar seus carros à nova regulamentação da FIA que exige um aumento das cargas de testes. A corrida acaba de começar!