Começa investigação sobre desclassificação de Russell na Bélgica
A Mercedes revelou que os carros de Lewis Hamilton e George Russell estavam “a 500 gramas” de peso no início do Grande Prêmio da Bélgica, enquanto uma investigação sobre a desclassificação de Russell está em andamento.
Russell acreditava ter conquistado sua terceira vitória na F1 no Grande Prêmio da Bélgica no domingo, ao superar seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, por uma margem mínima na linha de chegada.
No entanto, a alegria de Russell virou desgosto poucas horas depois, quando ele foi excluído dos resultados oficiais em Spa devido ao seu carro estar 1,5 kg abaixo do limite de peso mínimo nas verificações pós-corrida.
Isso conferiu a Lewis Hamilton sua 105ª vitória na carreira, um recorde, e sua segunda em três corridas, encerrando uma longa seca de vitórias que se estendia desde Silverstone no início do mês.
Equipe tenta entender o que aconteceu
Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, emitiu uma declaração após a desclassificação de Russell, pedindo desculpas ao piloto e reconhecendo que a equipe havia “claramente cometido um erro”.
No programa pós-corrida da Mercedes, “Debrief”, o diretor de engenharia de pista, Andrew Shovlin, revelou que a equipe ainda está “tentando entender exatamente o que aconteceu”.
Ele destacou que os carros de Hamilton e Russell “começaram a corrida com o mesmo peso” após terem sido pesados depois da sessão de qualificação no sábado à tarde. Shovlin afirmou: “É obviamente muito decepcionante e lamentável, especialmente depois de termos feito uma corrida tão forte para vencer vindo de tão longe.”
“Agora mesmo estamos tentando entender exatamente o que aconteceu. Muito disso envolve obtermos os pesos de todos os diferentes componentes.
“O carro pode perder bastante peso durante a corrida – há desgaste dos pneus, desgaste das tábuas, desgaste dos freios, consumo de óleo, o próprio piloto pode perder muito e nesta corrida em particular George perdeu bastante peso.
“Os carros começaram a corrida com o mesmo peso – Lewis e George foram pesados após a qualificação, os carros estavam a 500 gramas.
“George’s foi o único que teve o problema e é porque coisas como o desgaste do pneu eram muito maiores. Parece que perdemos mais material na prancha.
Questionado sobre o impacto do carro de Russell estar abaixo do peso, ele acrescentou: “Em termos de ritmo no início da corrida, não há impacto, pois tanto o carro de George quanto o de Lewis começaram a corrida com o mesmo peso.”
Questionado sobre o impacto do carro de Russell estar abaixo do peso, ele acrescentou: “Em termos de ritmo no início da corrida, não há impacto, pois tanto o carro de George quanto o de Lewis começaram a corrida com o mesmo peso.”
“Claro, como o carro de George estava perdendo peso mais rapidamente do que o de Lewis durante a corrida, isso tem um impacto, mas estamos falando de diferenças na casa dos centésimos de segundo por volta.”