Por essa ninguém esperava, situação envolvendo Alonso é revista na F1 e FIA faz alteração
Na última quarta-feira (31), a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anunciou novas mundanças no regulamento da Fórmula 1 e que já serão válidas no Grande Prêmio da Holanda, que acontecerá entre os dias 23 a 25 de agosto e marca o retorno da categoria após as férias de verão. Curisoamente, a principal mudança envolve Fernando Alonso.
Na ocasião, a entidade se aproveitou de uma situação no Grande Prêmio da China, mais especificamente na corrida Sprint, para atualizar as regras. Na ocasião, durante a disputa entre Fernando Alonso e Carlos Sainz pela terceira posição, os dois se tocaram. O piloto da Aston Martin acabou abandonando a corrida. Logo após o final da etapa, os comissários apontaram que Alonso era o responsável pelo acidente.
Por conta disso, ele havia levado dez segundos de punição. Porém, por não ter terminado a corrida, os comissários aplicaram a punição na corrida principal da China. Porém, essa ação não era prevista em regulamento.
Alonso é responsável por atualização da regra da Fórmula 1
Naquela época, o regulamento previa que apenas punições na corrida principal poderiam ser aplicadas na etapa seguinte, caso o piloto não pudesse pagar naquela corrida. Para evitar maiores confusões em um futuro próximo, a entidade decidiu optar por deixar o regulamento mais claro e essas situação de cumprir a punição na próxima corrida também vale para a sprint, assim o piloto pode pagar a pena na prova principal.
Essa modificação já estará em vigor no GP da Holanda, que será realizado entre os dias 23 a 25 de agosto. No momento, existem mais três corridas que irão contar com sprint até o final da temporada. Estados Unidos, Brasil e Catar ainda irão contar com esse tipo de corrida.