Romain Grosjean banca o “inventor” e cria truque surpreendente na Fórmula Indy
Romain Grosjean teve uma longa passagem pela Fórmula 1, onde ele ficou marcado pelo gravíssimo acidente que sofreu em 2020, com a Haas. Na ocasião, ele bateu forte contra um guard-raily e seu carro se dividiu em dois, causando uma explosão. Mesmo com o carro pegando fogo, ele conseguiu sair do meio das chamas com vida, o que também ficou marcado por ser a sua última aparição na categoria.
Desde que se recuperou do gravíssimo acidente, o francês rumou para outras categorias do automobilismo. Grosjean consegiu uma oportunidade na Fórmula Indy, onde está até os dias de hoje. Recentemente, em entrevista à Motorsports, Grosjean revelou um truque que usa na categoria com relação ao botão que libera bebida. Na ocasião, eles usam esse botão para marcar curvas que precisam ter maior atenção da equipe e que são debatidas durante a reunião após a sessão de treinos e corridas.
“O botão de bebida, quando não há bebida, é uma marca nos dados, então é fácil para o engenheiro descobrir, porque você sabe quando faz a reunião e as corridas – você pensa: ‘Talvez tenha sido na curva 3, na volta 4 ou…’ e, em vez de tentar lembrar qual número ou qual curva foi, vamos pressionar o botão verde. Então, você tem uma marca nos dados e, quando abre os dados do grupo e vê onde está a marca, eu sei o que aconteceu e, então, você pode falar sobre isso em vez de tentar se lembrar onde estava e em que curva estava, basta apertar o botão e ele estará lá”, revelou Grosjean.
Romain Grosjean usava mesmo truque do botão de bebida na Fórmula 1
Durante a entrevista, Grosjean foi questionado como e onde que ele havia aprendido esse truque. De maneira inesperada, ele apontou que não se recordava ao certo quando aprendeu isso, mas afirmou que foi ainda nos primeiros dias da sua passagem pela Fórmula 1, que começou com a Renault em 2009.
“Tínhamos o botão, ou talvez fosse o botão de reconhecimento de pits, na Fórmula 1. Quando eles chamavam ‘pit’, você não precisava necessariamente responder se tivesse o botão de confirmação. Então, acho que traduzi isso como: ‘Ok, posso usar o botão para sinalizar algo’.”, relembrou o francês.