Ex-piloto da Red Bull ganha chance para correr na Fórmula Indy
Juri Vips, ex-piloto da Red Bull que foi removido do programa de jovens pilotos após usar um insulto racial durante uma corrida, vai se juntar à equipe Rahal Letterman Lanigan para uma participação única na IndyCar em Portland.
O piloto estoniano competiu em duas corridas da IndyCar pela RLL na temporada passada, em Portland e na final da temporada, em Laguna Seca, alcançando como melhor resultado um 18º lugar.
Removido do programa da Red Bull
Em junho de 2022, Juri Vips foi removido do programa júnior da Red Bull após usar um insulto racial durante uma transmissão ao vivo no Twitch com Liam Lawson. Até então, Vips era o piloto reserva da Red Bull Racing e foi substituído pelo próprio Lawson.
Em outubro de 2022, Vips participou de um teste privado com a Rahal Letterman Lanigan Racing na IndyCar e, no ano seguinte, correu com a equipe em duas provas. Naquela época, a RLL procurava substituir Jack Harvey, mas Vips foi preterido a favor de Pietro Fittipaldi.
Com a saída de Christian Lundgaard da RLL para a Arrow McLaren em 2025, Vips pode ser considerado para a vaga deixada por Lundgaard. Acredita-se que o piloto está na disputa por essa posição, caso seu desempenho atenda às expectativas da equipe. Se isso ocorrer, seria sua primeira temporada completa de corridas desde o Campeonato de Fórmula 2 de 2022.
Vips competirá com o carro Honda nº 75 no Portland International Raceway em 25 de agosto, poucos dias antes de seu 24º aniversário, marcando seu retorno à IndyCar em um circuito familiar, embora enfrente os novos motores híbridos da categoria.
“Estou muito grato à equipe por me dar esta oportunidade”, disse Vips em um comunicado.
“Tenho trabalhado em estreita colaboração com a equipe no programa do simulador e já faz um ano que não entro no carro, mas estou confiante de que a experiência adquirida no ano passado em Portland e Laguna Seca me ajudará a me atualizar rapidamente.