Nova regra da Fórmula 1 esquenta os bastidores e causa guerra entre Ferrari, Mercedes e Honda

2

Nos bastidores do mundo do automobilismo, o aumento do número de etapas no calendário da Fórmula 1 para 2024 já está causando tensão entre as equipes. Segundo fontes confiáveis, a Ferrari está particularmente incomodada com uma mudança de regulamento que limita o número de unidades de potência que podem ser utilizadas em uma temporada.

Entenda a polêmica

Neste ano, o calendário da F1 contará com 24 etapas, duas a mais que em 2023. Porém, as equipes só poderão usar três unidades de potência, uma a menos do que na temporada anterior. Esta alteração, ratificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ocorreu após suposta pressão de Mercedes e Honda. A mudança no regulamento, que beneficia equipes com motores mais confiáveis, poderia, em teoria, prejudicar a Ferrari.

Consequências da nova regra

De acordo com as informações levantadas, em 2023, a vida útil de cada unidade de potência da Ferrari foi de aproximadamente 6000 km. A durabilidade equivaleria a cerca de 6 GPs. Com a nova regra, para 2024, estima-se que cada conjunto motriz terá de durar 8 GP’s, o equivalente a 7500 km. Essa alteração afeta não só a Ferrari, mas também a Alpine.

Contudo, a Ferrari já estuda uma estratégia para contornar o possível prejuízo causado pelo novo regulamento. A equipe planeja utilizar quatro conjuntos motrizes, assumindo desde já uma punição de grid para cada piloto. Para compensar este déficit, a Scuderia pretende explorar ao máximo a potência de cada unidade.

O futuro da Fórmula 1

No entanto, essa “manobra contra a Ferrari” pode ter outro objetivo por parte de Mercedes e Honda. Segundo rumores no paddock, ambas as equipes estariam mais focadas em 2026, visto que o novo motor da Ferrari demonstrou grande potencial nos primeiros testes de bancada. Com isso, ao forçar o uso de apenas três motores em 2024, os engenheiros de Maranello poderiam perder um tempo precioso que poderia ser usado para o desenvolvimento do projeto de 2026.

A temporada 2024 promete ser cheia de estratégias e manobras tanto dentro quanto fora das pistas. Resta aguardar para ver quais equipes sairão vencedoras neste jogo de regulamentos e motores.

2 Comentários
  1. Avatar de Waldyr amado
    Waldyr amado Diz

    Durabilidade dos motores vai ser colocado à prova em 2024. As esquipes que estiverem focadas em 2026 não vão poder largar mão e isso vai afetar a equipe Haas e outras! Vamos ver o que vai dar?

  2. Avatar de Waldyr amado
    Waldyr amado Diz

    Durabilidade dos motores vai ser colocado à prova em 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.