Contrariando as expectativas, esse é o piloto com boas chances de ocupar vaga na Audi
Um dos lugares ainda vagos no grid da Fórmula 1 é o da equipe Sauber, que a partir de 2026 dará lugar a Audi. Após Carlos Sainz ser o favorito e no fim acabar assinando com a Williams, fica a expectativa de quem pode ser o nome escolhido.
Zhou Guanyu contrariando as expectativas, acredita ter mais de 50% de chance de garantir uma vaga na Fórmula 1 para a próxima temporada, apesar de suas opções viáveis serem limitadas a Sauber e Alpine.
Após o anúncio da Sauber, em abril, de que Nico Hulkenberg se juntaria à equipe na próxima temporada, Zhou e seu atual companheiro de equipe, Valtteri Bottas, estavam cientes de que um deles teria que sair no final do ano.
Zhou Guanyu declarou: “Quero permanecer neste campeonato.” No entanto, ainda não se sabe qual dos dois pilotos não terá seu contrato renovado, e os rumores na Fórmula 1 continuam a circular.
Sauber segue zarada na temporada 2024
Enquanto isso, nenhum dos pilotos da Sauber marcou pontos nesta temporada, deixando a equipe na parte inferior da classificação. Valtteri Bottas, com 10 vitórias em Grandes Prêmios, é considerado o favorito para continuar na equipe.
Bottas revelou no Grande Prêmio da Hungria que permanecer na Sauber é uma “opção”, mas ainda não tem uma “resposta clara” sobre seu futuro.
Chega de Binotto pode ser ajuda para Zhou
Com a chegada de Mattia Binotto, ex-chefe da equipe Ferrari, como novo Diretor de Operações e Diretor Técnico da Sauber, as probabilidades podem estar se inclinando a favor de Zhou.
O piloto chinês não apenas conhece Mattia Binotto da academia de pilotos da Ferrari, como também ingressou na Fórmula 1 em 2022, durante o período em que Binotto era o chefe da Scuderia. É possível que o italiano tenha influenciado a promoção de Zhou da F2 para a equipe Alfa Romeo.
Zhou avalia ter mais de 50% de chance de permanecer no grid da Fórmula 1.
“Para o futuro, ou para o próximo ano, definitivamente será melhor. Eu o conheço há bastante tempo e estou envolvido com a academia da Ferrari há vários anos”, afirmou Zhou ao The Race.
“Quero continuar neste campeonato. É isso que desejo fazer.”