Nova parceria deve resultar em mudança do Safety-Car na Fórmula 1

0

A Mercedes-Benz, numa parceria pioneira com a Luminar, anunciou planos de implementar uma avançada tecnologia de mapeamento 3D no safety car que será utilizado na temporada de Fórmula 1 de 2024.

Essa nova tecnologia, baseada em lasers e inteligência artificial, visa auxiliar na tomada de decisões durante as corridas, fornecendo um panorama mais preciso das condições da pista para a direção de prova.

LiDAR: A tecnologia por trás das novidades

A tecnologia em questão chama-se LiDAR (Light Detection and Ranging). Este sistema altamente inovador utiliza lasers para criar um mapa em 3D do entorno do carro, acoplado a uma inteligência artificial capaz de detetar objetos e indicar sinais de condições adversas na pista.

De acordo com a Luminar, empresa encarregue do desenvolvimento do sistema, este é capaz de identificar detritos a uma distância de até 250 metros. Para objetos maiores, a capacidade de detecção pode chegar aos 500 metros.

O impacto para a Fórmula 1 e para a indústria automotiva

A implementação do LiDAR, que será acoplado no teto do carro da Mercedes, representa um grande passo para a Fórmula 1. Com essa tecnologia, a direção de prova poderá receber informações em tempo real sobre as condições de pista nos fins de semana de corrida.

Para Toto Wolff, chefe da Mercedes, a nova parceria com a Luminar é um marco importante. “Fiquei profundamente impressionado com a tecnologia e o trabalho realizado pela Luminar até aqui. Essa é uma área verdadeiramente inovadora e empolgante, com implicações de longo alcance tanto para a indústria automotiva quanto para a mobilidade em geral”, afirmou.

E não é só para a Fórmula 1 que essa tecnologia traz benefícios. Com a utilização do LiDAR para mapeamento do ambiente ao redor do veículo, espera-se um grande avanço na segurança veicular, contribuindo significativamente para a diminuição de acidentes rodoviários.

A Fórmula 1 retoma suas atividades do dia 21 ao 23 de fevereiro, com os testes pré-temporada no circuito de Sakhir, no Bahrein.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.