É oficial: Toto Wolff assina novo contrato e Mercedes confirmou informação
O austríaco Toto Wolff, que assumiu o comando da Mercedes em 2013, confirmou que renovou seu contrato para seguir como chefe do time na Fórmula 1 até o final da temporada de 2026. A novidade foi revelada em entrevista ao jornal britânico The Telegraph e estipula que o acordo não tem cláusulas de desempenho.
Após a renovação, Wolff irá liderar a Mercedes pelo menos até o primeiro ano da nova era do principal campeonato de automobilismo mundial, que terá uma nova geração de motores a partir de 2026. O dirigente garantiu ainda que espera o melhor retorno para o seu investimento, que, segundo ele, é conquistado através de vitórias.
Parceria de sucesso
Wolff chegou à Mercedes no mesmo ano em que Lewis Hamilton estreou na equipe. Além de chefe nas pistas, o austríaco é um dos proprietários do time alemão, detentor de 33% das ações.
Junto à ele, Jim Ratcliffe, proprietário da INEOS, e Ola Kallenius, CEO da Mercedes-Benz, compõem o conjunto de proprietários majoritários da equipe. De acordo com Wolff, a confiança mútua foi o melhor fundamento para a continuidade da parceria.
Desafios e Superação
Apesar dos desafios, Wolff mantém o otimismo e destaca que nunca teve o seu cargo condicionado aos resultados alcançados nas pistas. O dirigente ressaltou ainda o aborrecimento como um fator de risco, e que os desafios presentes são parte do que o motiva.
Em 2023, a Mercedes terminou o Mundial de Construtores em segundo lugar, após bater a Ferrari na última corrida do ano, em Abu Dhabi. Entretanto, a diferença para a Red Bull foi de impressionantes 451 pontos, um resultado expressivo que denota os futuros desafios para equipe alemã.
Para a temporada 2024 da F1, a Mercedes já confirmou a data de lançamento do seu novo carro, W15: 14 de fevereiro. Já os testes coletivos da pré-temporada da F1 estão marcados para 21 a 23 de fevereiro, no circuito de Sakhir, no Bahrein.