Quem será o novo engenheiro de Lewis Hamilton na Ferrari em 2025?
Lewis Hamilton está preparado para colaborar com Riccardo Adami, ex-engenheiro de corrida de Sebastian Vettel, quando ele se juntar à Ferrari, vindo da Mercedes, no início da temporada de F1 de 2025. A notícia surgiu após a promoção de Pete Bonnington, atual engenheiro de Hamilton, na Mercedes, anunciada na última quarta-feira (21/8).
Em fevereiro, Hamilton anunciou que se juntará à Ferrari em um contrato de vários anos a partir da temporada de F1 de 2025, encerrando sua longa e bem-sucedida parceria com a Mercedes.
O piloto britânico conquistou seis dos seus sete títulos mundiais com a Mercedes, além de se tornar o primeiro a ultrapassar a marca de 100 vitórias em grandes prêmios e pole positions, desde sua chegada à equipe vinda da McLaren no início de 2013.
Nos dias seguintes à confirmação de sua mudança para a Ferrari, o site PlanetF1.com revelou que era altamente improvável que colegas próximos da Mercedes, como Bonnington, o acompanhassem até Maranello devido a uma cláusula de “não caça furtiva” no contrato de Hamilton.
Parceiro de Mercedes promovido
Bonnington foi promovido ao cargo de chefe de engenharia de corrida da Mercedes com efeito imediato, mas continuará como engenheiro de corrida de Hamilton durante a segunda metade da temporada de 2024, que começa neste fim de semana com o Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort.
Espera-se que Bonnington permaneça como engenheiro de corrida de um dos pilotos da Mercedes em 2025. Relatórios indicam que o jovem talento Andrea Kimi Antonelli pilotará o carro de Hamilton nos treinos iniciais do próximo Grande Prêmio da Itália, permitindo que ele inicie uma relação de trabalho com Bonnington.
Antonelli, que completa 18 anos neste domingo, está cada vez mais cotado para ser confirmado como sucessor de Hamilton, após relatos de que a Mercedes abandonou seu interesse em contratar o atual campeão mundial Max Verstappen da Red Bull para a próxima temporada.
Na Ferrari, Hamilton começará a trabalhar com um novo engenheiro de corrida em 2025, sendo Adami esperado como a voz no ouvido do heptacampeão mundial.
Quem é o novo engenheiro de Hamilton?
Adami foi o engenheiro de corrida de Vettel durante os seis anos em que o alemão esteve na Ferrari, entre 2015 e 2020, e atualmente trabalha com Carlos Sainz, o piloto que Hamilton substituirá na Scuderia na próxima temporada.
No início deste ano, o respeitado repórter de F1 Giuliano Duchessa sugeriu no Twitter que Adami será o engenheiro de corrida de Hamilton, mencionando que heptacampeão já havia conversado com Vettel “há algum tempo” para obter uma primeira impressão sobre Adami.
Enquanto isso, o companheiro de equipe de Hamilton em 2025, Charles Leclerc, deve continuar com Bryan Bozzi, que substituiu o engenheiro de corrida Xavier Marcos Padros antes do Grande Prêmio da Emília-Romanha, em maio.
Duchessa comentou: “Ouvi dizer que Lewis ligou para Seb há algum tempo para perguntar sobre a opinião de Riccardo Adami para 2025. Obviamente, o feedback sobre suas qualidades foi excelente.”