Max Verstappen repete “feito” de Piquet e Raikkonen em dia amargo na Fórmula 1
Tudo indicava que o Grande Prêmio da Holanda de 2024 seria uma verdadeira festa para os fãs vestidos de laranja que lotaram as arquibancadas em Zandvoort para apoiar o ídolo local, Max Verstappen. O retorno da Fórmula 1 após a pausa de verão poderia coincidir com o retorno ao topo para o piloto da Red Bull, após quatro corridas longe da vitória.
Uma conquista que seria ainda mais especial, pois marcaria o 200º GP da carreira de Verstappen. No entanto, a celebração foi interrompida pela excelente performance de Lando Norris, embora o atual campeão mundial ainda tenha subido ao pódio com a segunda posição.
9 campeões com 200 GPs
Na história da Fórmula 1, nove campeões mundiais completaram mais de 200 corridas, mas três deles não comemoraram esse marco com uma vitória em seu 200º GP. Além do recente caso de Max Verstappen, isso também aconteceu com o brasileiro Nelson Piquet, “sogro” de Verstappen.
Piquet encerrou sua carreira em 1991 após 204 corridas, mas na sua ducentésima corrida, disputada em Monza, ele terminou em 6º lugar, enquanto Nigel Mansell venceu aquela edição do GP da Itália.
Mais recentemente, outro campeão que não celebrou seu 200º GP com uma vitória foi Kimi Raikkonen. O finlandês, que se aposentou após 350 corridas (o segundo piloto mais presente na história da F1, à frente de Hamilton, que tem 347 antes do GP da Itália deste ano), teve um fim de semana apagado no GP do Canadá de 2014 com a Ferrari, terminando em 10º lugar após largar da mesma posição no grid, com a vitória indo para Lewis Hamilton.
Campões mundiais que venceram
Verstappen se tornou o 23º piloto a atingir ou ultrapassar 200 GPs de F1, mas apenas seis campeões mundiais comemoraram esse marco com uma vitória. O primeiro a conseguir isso foi Michael Schumacher, que dominou o Grande Prêmio da Europa de 2004, em Nürburgring, com Barrichello completando a dobradinha da Ferrari.
Jenson Button repetiu o feito na Hungria em 2011, com a McLaren, seguido por Fernando Alonso na China em 2013, ao volante da Ferrari, naquela que ainda é sua penúltima vitória na carreira, quando ele se aproxima dos 400 GPs (vale mencionar que, nos casos de Schumacher e Alonso, há disputas estatísticas sobre qual foi o real 200º GP de suas carreiras).
Os últimos três campeões a vencerem em sua 200ª corrida alcançaram esse feito entre 2016 e 2018: Nico Rosberg em Singapura 2016, Lewis Hamilton na Bélgica 2017, ambos com a Mercedes, e Sebastian Vettel no Bahrein 2018, com a Ferrari.
Além dos pilotos mencionados, outros 14 ultrapassaram a marca dos 200 GPs em suas carreiras, mas apenas dois não conseguiram vencer: Nico Hülkenberg, que ainda busca sua primeira vitória, e o falecido Andrea De Cesaris. Por fim, o caso de Alain Prost é curioso: o francês encerrou sua carreira na Fórmula 1 no GP da Austrália de 1993, uma corrida que ficou famosa pelo aperto de mão entre ele e Ayrton Senna, encerrando uma rivalidade histórica, sendo seu 199º GP.