Qual o REAL motivo da demissão de Logan Sargeant na Williams?
O ex-piloto de F1 Karun Chandhok acredita que o destino de Logan Sargeant já estava selado quando a Williams anunciou a contratação de Carlos Sainz para a temporada de 2025. Na última terça-feira (27), a equipe comunicou que o americano foi removido da dupla de pilotos com efeito imediato, sendo substituído pelo piloto júnior Franco Colapinto para o Grande Prêmio da Itália deste fim de semana.
Carlos Sainz foi o catalisador, mas o acidente em Zandvoort foi o ponto final.
A decisão encerrou a carreira de Sargeant na Fórmula 1 após 36 corridas, marcadas por mais acidentes e rumores sobre sua possível demissão do que por pontos conquistados, já que ele somou apenas um, ao terminar em 10º no Grande Prêmio dos Estados Unidos do ano passado.
Apesar do chefe da equipe, James Vowles, ter mantido confiança em Sargeant para a temporada de 2024, o piloto americano não conseguiu progredir, e seus dias na F1 chegaram oficialmente ao fim.
Demissão definida um mês antes?
Embora o grande acidente do piloto de 23 anos durante o treino de sábado para o Grande Prêmio da Holanda, que causou danos significativos ao carro e o impediu de participar da classificação, tenha sido o estopim para a decisão da Williams, Chandhok acredita que o verdadeiro ponto de virada ocorreu quase um mês antes.
“Não posso dizer que estou muito surpreso, para ser honesto”, comentou o especialista da Sky F1 sobre a demissão de Sargeant. “Infelizmente para Logan, essa situação foi se agravando ao longo da temporada.
“Assim que a Williams anunciou Carlos Sainz para o próximo ano, ficou claro que não havia mais futuro para Logan na equipe. Eles deram a ele 18 meses para mostrar resultados, mas, infelizmente, ele não conseguiu entregar.”
“Acho que realmente há muito foco no acidente que ele sofreu na Holanda no fim de semana, mas acho que isso está se acumulando há algum tempo, e talvez isso tenha sido apenas a gota d’água para a equipe.”