5 motivos que dá para entender a mudança de Adrian Newey para Aston Martin
Nesta terça-feira (10), após vários meses de muitos rumores, a Aston Martin anunciou a contratação de Adrian Newey como novo projetista para 2025. Desde o primeiro semestre deste ano, a Red Bull confirmou que Newey deixará a equipe em breve, sendo que ele já estava afastado dos trabalhos de desenvolvimento do carro para o próximo ano. Newey se unirá a equipe de Lawrence Stroll no primeiro trimestre do próximo ano, quando acaba o seu contrato com a RBR.
O renomado projetista era o desejo de muitas equipes, mas quem realmente estava na disputa pela sua contratação era Ferrari e a Aston Martin. Ao final, Newey optou pela equipe controlada pelo pai de Lance Stroll, que tem investido pesado nos últimos anos. O portal de notícias PlanetF1 elencou cinco motivos para que Newey aceitasse o convite da esquadra britância, que são. Veja, abaixo, quais são os tópicos que convenceram Newey a se juntar a Aston Martin.
Veja 5 pontos que levaram Adrian Newey a fechar com a Aston Martin
1. Salário
Um dos pontos fundamentais para que a Aston Martin tenha conseguido contratar Adrian Newey está relacionado ao salário oferecido. De acordo com a BBC Sports, o projetista receberá 30 milhões de libras por temporada, o que na cotação atual representa cerca R$ 220 milhões. Essa quantia é maior do que o salário de muitos pilotos da categoria.
2. Investimento
Os recentes investimentos que Lawrence Stroll tem feito na Aston Martin também foram um grande chamariz para Adrian Newey. Atualmente, a equipe passa pro reformas em sua fábrica, que tem ficado cada vez mais moderma e ampla. Tudo isso faz com que a equipe tenha condições reais de ser uma das maiores da Fórmula 1
3. Poder de decisão
Na Aston Martin, Adrian Newey terá poder de decisão maior do que ele tem na Red Bull. Ele poderá vetar ou aprovar a contratação e demissão de mecânicos e engenheiros, além de decidir sobre a realização ou não de uma parceria técnica. Esse ponto, inclusive, foi negado para Newey na Ferrari, o que levou as negociações não avançarem entre as partes.
4. Honda
Outro ponto fundamental para Newey ter se encantado com o projeto da Aston Martin está na parceria que a marca fechou com a Honda para 2026, onde ela será responsável pela fabricação das unidades de potência. Newey já tem um grande conhecimento e relacionamento com a empresa, que atualmente trabalha em parceria com a Red Bull.
5. Fernando Alonso
A presença de Fernando Alonso na Aston Martin também é um grande ponto para que Adrian Newey tenha se juntado a Aston Martin. Em entrevistas concedidas há alguns meses, ele já havia apontado que gostaria de trabalhar com o espanhol em algum momento. Enquanto isso, Alonso também destacou o desejo de contar com Newey na equipe.