Gabriel Bortoleto chega na Fórmula 1 no mesmo grupo de Leclerc, Russell e Piastri
Charles Leclerc, George Russell, Oscar Piastri e, agora, Gabriel Bortoleto. O que une os quatro é um feito raro: conquistar os títulos da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em seus anos de estreia em ambas as categorias. O brasileiro, orgulhoso de integrar esse seleto grupo, falou sobre o “privilégio” de compartilhar esse feito com pilotos que sempre foram suas inspirações.
Leclerc foi o pioneiro, tornando-se o primeiro campeão da história da F2, em 2017, após a categoria substituir a GP2. Em 2018, Russell seguiu seus passos, conquistando a F2 logo após vencer a GP3 (atual F3). Em 2021, foi a vez de Piastri repetir o feito.
No último domingo (8), em Abu Dhabi, Bortoleto igualou a façanha ao garantir o título da F2 em sua temporada de estreia. O brasileiro cruzou a linha de chegada em segundo lugar na corrida 2 da rodada final, enquanto seu rival, Isack Hadjar, perdeu as chances de disputar o título ainda na largada. Assim, Gabriel também se tornou o segundo brasileiro a vencer a F2, dois anos após Felipe Drugovich.
Gabriel Bortoleto falou sobre igualar o feito das estrelas da F1
Ao falar sobre estar ao lado de Leclerc, Russell e Piastri, três dos principais nomes da Fórmula 1 atualmente, Bortoleto expressou sua admiração. “É incrível. Eles são vencedores de corridas na F1, e para mim é um privilégio estar ao lado deles”, disse ao site oficial da F2.
“Eu sempre me inspirei neles, assistindo às categorias de base enquanto dominavam campeonatos como novatos. Eles surpreenderam as equipes na F1, cresceram e venceram corridas. Esse é um dos meus objetivos também”, destacou.
“Quero representar meu país na F1, vencer corridas e, quem sabe, campeonatos. É incrível estar perto deles e fazer parte desse grupo seleto que alcançou tal feito”, concluiu.
Em 2025, Bortoleto dividirá o grid da Fórmula 1 com Leclerc, Russell e Piastri, estreando pela Sauber ao lado de Nico Hülkenberg.