FIA bate o martelo e ACABA com brecha encontrada pela McLaren para 2025
A FIA anunciou alterações no regulamento técnico de 2025 da Fórmula 1, que proibirão o uso da polêmica asa traseira da McLaren, conhecida como ‘mini-DRS’. A mudança ocorre após o incidente no GP do Azerbaijão deste ano, onde Oscar Piastri obteve vantagem ao usar o mecanismo de abertura excessiva do slot da asa traseira, melhorando sua velocidade em linha reta.
Durante a corrida em Baku, o flexionamento da asa da McLaren deu a Piastri a performance necessária para manter-se à frente da Ferrari de Charles Leclerc. Após reclamações de outras equipes, a McLaren ajustou suas asas traseiras em conformidade com a FIA, mas agora a entidade decidiu ajustar as regras para eliminar qualquer controvérsia.
O que diz o novo regulamento?
A nova regulamentação reduz a folga mínima permitida no slot da asa traseira de 10-15 mm para 9,4-13 mm quando o DRS está fechado. Além disso, a FIA estipulou que o perfil da asa traseira deve ser idêntico antes e depois do acionamento do DRS, permitindo apenas dois modos: aberto ou fechado.
Outras mudanças também foram anunciadas, incluindo a exigência de dispositivos de resfriamento no cockpit para temperaturas acima de 30,5°C, o que resultará no aumento do peso mínimo dos carros em 5 kg para acomodar essa medida.
Essas modificações têm o objetivo de evitar disputas técnicas e garantir a equidade na competição, conforme a F1 se prepara para a nova era de regulamentos a partir de 2026.