Aston Martin agiu nos bastidores e conseguiu equipamento superior ao da McLaren na F1
A temporada 2024 da Aston Martin ficou abaixo da expectativa, com o time longe da briga pelas vitórias e lutando com outras equipes no pelotão intermediário no Mundial de Construtores. Mas se depender do trabalho feito internamente, essa história pode acabar em breve.
As novas instalações do simulador da Aston Martin foram descritas como “ainda melhores que as da McLaren”, segundo o novo piloto de simulador da equipe. O contínuo investimento de Lawrence Stroll nas instalações da Aston Martin inclui um novo túnel de vento e um simulador de última geração no campus tecnológico de Silverstone.
Dani Juncadella elogia o simulador da Aston Martin
A reconstrução e modernização do complexo de F1 da Aston Martin resultou na instalação de um simulador de ponta, utilizado para manter os pilotos em forma durante os treinos, simulando as condições de qualquer pista sob variáveis como clima, ajustes de configuração e impacto de peças atualizadas.
Com os testes em pista sendo praticamente inexistentes na Fórmula 1 moderna, a capacidade de reproduzir com precisão as condições reais no simulador se torna um diferencial crucial para a competitividade de uma equipe.
Recentemente contratado como piloto de simulador, Dani Juncadella retorna à equipe onde já atuou como piloto de testes, na época da Force India. Durante o GP de Abu Dhabi, Juncadella trabalhou com o objetivo de auxiliar Fernando Alonso e Lance Stroll na configuração do AMR24, visando os desafios da temporada 2025, enquanto a Aston Martin começa a colher os frutos dos investimentos significativos.
Em entrevista ao portal espanhol SoyMotor, Juncadella elogiou a nova infraestrutura da equipe: “Eu usei o simulador. É incrível”, afirmou.
O espanhol, que já havia trabalhado no antigo simulador da Aston Martin durante seu tempo na Force India, reconheceu que o equipamento anterior estava abaixo do padrão das outras equipes:
“O que tínhamos antes era bastante precário, não estava no nível das demais equipes”, explicou.
Com experiência também no simulador da McLaren, Juncadella destacou a superioridade do novo equipamento da Aston Martin:
“O que temos agora é algo em que realmente dá para trabalhar. Posso garantir que é melhor que o da McLaren”, concluiu.