Fernando Alonso cogita decisão inesperada para carreira na Fórmula 1
Fernando Alonso encerrou a temporada exibindo um curativo visível no ombro, mas reclamando mais de seu desempenho do que dos efeitos físicos de pilotar um Aston Martin instável. Mesmo assim, aos 43 anos, o espanhol segue alimentando o sonho de conquistar mais um título mundial de Fórmula 1.
A expectativa é ainda maior com a iminente chegada de Adrian Newey à equipe de Silverstone, que projeta lutar pelo topo já em 2026. Nesse ano, Alonso estará com 45 anos e cumprindo o último ano de seu contrato atual.
O Sonho do Título em 2026
“Sim, ainda sonho com o terceiro título da minha carreira”, afirmou Alonso em entrevista à BBC Sport. “Por que não sonhar? Sei que 2026 pode ser minha última oportunidade, já que o próximo ano será muito difícil. Mas continuo sonhando. A Fórmula 1 é um esporte para sonhadores, porque tudo pode acontecer. Vamos ver o que o futuro reserva. As expectativas? São altas, teremos um carro novo, mudanças no regulamento e a presença de Adrian Newey. Provavelmente será minha última temporada na F1, já que meu contrato termina no final de 2026. Será o momento da verdade.”
Alonso pode surpreender e seguir em 2027
Embora Alonso mencione 2026 como seu provável último ano, a aposentadoria depende mais de seu desempenho do que de fatores contratuais. Atualmente, ele tem um vínculo com a Aston Martin até 2026.
“Confiarei em mim mesmo enquanto me sentir confortável no carro. No dia em que perceber que estou mais lento que meu companheiro de equipe ou que não consigo extrair o máximo do carro, levantarei as mãos e pararei, porque isso significará que não estou mais me divertindo”, explicou Alonso.
No entanto, ele deixou aberta a possibilidade de estender sua carreira:
“Se 2026 for positivo, se estivermos bem e houver a chance de continuar por mais um ano, certamente considerarei essa opção. Nunca fecharei a porta antes do tempo. Ainda assim, entrarei em cada corrida daquele ano pensando que pode ser a última, aproveitando cada segundo.”