Nova temporada da F1 nem começou e equipes já adoram estratégias diferentes
Está chegando o momento do fã do automobilismo matar a saudade da Fórmula 1. Os carros das dez equipes do grid já foram apresentados e agora o próximo passo são os testes previstos para acontecer no Bahrein, palco da primeira prova da temporada.
Mesmo com a temporada sem começar de forma oficial, já é possível ter a dimensão de estratégias diferentes adotadas pelas principais equipes do automobilismo mundial.
A Pirelli divulgou a lista que detalha como as dez equipes optaram por distribuir os 35 conjuntos de pneus disponíveis para os três dias de testes no Bahrein, abrangendo desde os graus mais duros da faixa C1 até os mais macios, representados pela borracha C5.
Estratégias diferentes nas escolhas
A Red Bull escolheu testar em Sakhir com 6 conjuntos de pneus C1, 5 de C2, 20 de C3, 4 de C4 e nenhum de C5. Enquanto isso, a Mercedes optou por 25 conjuntos de pneus C3, cobrindo toda a gama, com apenas alguns conjuntos de outros compostos.
A Ferrari optou por ter disponíveis todas as classes de pneus, enquanto a McLaren não terá nem o C4 nem o C5, escolhendo 7 conjuntos de C1, 6 de C2 e 23 de C3. A Alpine também não terá pneus do composto vermelho, com o C5 ausente nas escolhas da V-Carb e da Haas. Abaixo está um resumo.
Os pneus serão identificados da seguinte maneira: o C1 será branco sem outros sinais distintivos, o C2 será branco com ‘colchetes’, o C3 será amarelo, o C4 será vermelho com ‘colchetes’ e o C5 será vermelho sem ‘colchetes’. Além disso, as equipes também terão à disposição dois jogos de pneus intermediários e dois jogos de pneus completos para chuva.