Conheça NOVE números que NENHUM piloto pode usar nos carros da Fórmula 1 em 2025
Para alguns, os números dos pilotos de Fórmula 1 são apenas detalhes, mas para outros – incluindo muitos dos próprios pilotos – eles carregam significados especiais e histórias pessoais. Antes de 2014, os números dos carros eram determinados pelo Campeonato de Construtores da temporada anterior. No entanto, a FIA mudou as regras permitindo que os pilotos escolhessem um número permanente entre 2 e 99, que os representaria durante toda a carreira na categoria.
A única exceção é o número 1, reservado exclusivamente para o atual campeão mundial. Cabe ao piloto decidir se deseja usá-lo. Max Verstappen optou por adotar o número 1 como campeão, enquanto Lewis Hamilton, mesmo sendo campeão, manteve o número 44, que considera parte de sua identidade.
Uma vez escolhido, o número não pode ser alterado durante a carreira do piloto. Se o número desejado já estiver em uso, o piloto deve selecionar uma segunda ou terceira opção.
Números indisponíveis e regras de disponibilidade
Os números usados por pilotos que deixam o grid ficam reservados por duas temporadas completas antes de serem liberados, permitindo tempo para eventuais retornos. Isso vale mesmo para pilotos que perdem seus assentos no meio da temporada.
No final de 2024, os números 5 (Sebastian Vettel), 6 (Nicholas Latifi), 47 (Mick Schumacher) e 88 (Robert Kubica) foram liberados novamente, e dois deles já foram reativados para 2025.
Números atualmente indisponíveis e previsão de liberação:
- 2 (Logan Sargeant) – Disponível em 2027
- 3 (Daniel Ricciardo) – Disponível em 2027
- 11 (Sergio Pérez) – Disponível em 2027
- 20 (Kevin Magnussen) – Disponível em 2027
- 21 (Nyck de Vries) – Disponível em 2026
- 24 (Zhou Guanyu) – Disponível em 2027
- 43 (Franco Colapinto) – Disponível em 2027
- 77 (Valtteri Bottas) – Disponível em 2027
O número 17: uma homenagem permanente
O número 17 é o único retirado permanentemente em homenagem a Jules Bianchi, que faleceu após um grave acidente no Grande Prêmio do Japão de 2014. Com isso, nove números estão indisponíveis para temporada 2025 da principal categoria do automobilismo mundial.
Números temporários
Pilotos reservas que competem esporadicamente recebem números temporários atribuídos pela FIA. Esses números não são considerados permanentes. Por exemplo, Oliver Bearman competiu com os números 38 e 50 em 2024, e Liam Lawson usou o número 40 em 2023. Esses números permanecem disponíveis para futuros pilotos.