Agora “quarentão”, Lewis Hamilton pode deixar Fernando Alonso morrendo de inveja na F1

0

Lewis Hamilton comemora seu aniversário nesta terça-feira (7), completando 40 anos com o mesmo vigor e determinação que marcaram sua carreira. Agora na Ferrari, o heptacampeão mundial realiza o sonho de infância de correr pela lendária equipe de Maranello. Com um carro competitivo, o britânico tem a chance de alcançar feitos inéditos no século 21 e escrever um novo capítulo na história da Fórmula 1.

Entre os desafios, está a possibilidade de se tornar o primeiro piloto deste século a vencer uma corrida e a conquistar o título mundial após os 40 anos. Até hoje, o melhor desempenho de um quarentão na F1 foi a segunda colocação, conquistada por Fernando Alonso em três corridas da temporada de 2023: Mônaco, Canadá e Holanda. Sendo assim, Hamilton mal chega no clube dos “quarentões” e já pode deixar o espanhol para trás.

Fórmula 1 já teve seus “quarentões” ao longo da história

Desde a criação da Fórmula 1 em 1950, 114 pilotos disputaram corridas com mais de 40 anos, a maioria nas décadas de 50 e 60, quando a média de idade era maior. Agora, Hamilton entra para essa lista se tornando o 115º piloto acima dos 40, ao lado de nomes como Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio, Graham Hill, Michael Schumacher, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.

Embora outros pilotos tenham alcançado essa marca no século 21, como Pedro de la Rosa, Schumacher, Raikkonen e Alonso, nenhum esteve em uma equipe com chances reais de brigar pelo título. A Ferrari, última campeã com Kimi Raikkonen em 2007, mostrou força na temporada passada e terminou apenas 14 pontos atrás da McLaren no Mundial de Construtores.

Hamilton já possui dois recordes notáveis: o de campeão mais velho deste século, conquistado em 2020 aos 35 anos, e o de vencedor mais veterano do período, com a vitória no GP da Bélgica de 2024, aos 39 anos. Esse triunfo veio após a desclassificação de George Russell, demonstrando que Hamilton ainda sabe aproveitar oportunidades mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.