Ferrari “ganha” presente da FIA e larga na frente da McLaren em 2025

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Com a chegada de janeiro, as horas disponíveis para simulações aerodinâmicas no túnel de vento e em CFD (Computational Fluid Dynamics) serão zeradas, e uma nova alocação será feita. Essa distribuição é definida pelo ranking de construtores de 2024, e não pelo campeonato de pilotos.

Por conta disso, a McLaren, vencedora do campeonato de construtores, terá as maiores restrições no primeiro semestre de 2025. Este período é crucial para o desenvolvimento dos novos carros, com as equipes dividindo gradualmente o foco entre os modelos de 2025 e os planejamentos para 2026.

Como funciona esse sistema?

O mecanismo de alocação de recursos é baseado em parâmetros específicos. O uso do túnel de vento considera o tempo total de ocupação, a quantidade de testes realizados e o “Wind on Time” – o tempo em que a velocidade do ar no túnel ultrapassa 15 m/s (cerca de 54 km/h). Nos regulamentos esportivos, fórmulas também definem os limites para análises CFD, restringindo tanto o tempo de simulação quanto o número de processadores disponíveis para as equipes.

A classificação dos construtores no final de 2024 determina os recursos atribuídos para o período de 1º de janeiro a 22 de junho de 2025, que termina no domingo entre os Grandes Prêmios do Canadá e da Áustria. Nesse ponto, o ranking atualizado dos construtores redefinirá a alocação para o segundo semestre.

Campeonato de construtores confirmado pela FIA, rende mais tempo para Ferrari em relação a McLaren

Por exemplo, a Haas, que terminou em sétimo lugar no campeonato de 2024, terá acesso a 100% dos recursos, correspondendo a 1200 horas de ocupação de túnel de vento, 240 horas de “Wind on Time” e 960 testes. Em contrapartida, a McLaren, campeã de construtores, terá direito a apenas 70% dos recursos. A Ferrari será limitada a 75%, a Red Bull a 80%, enquanto a Sauber, última colocada no campeonato, poderá utilizar até 115% dos recursos.

Esse sistema, projetado para nivelar o desenvolvimento entre as equipes, será determinante para o desempenho das escuderias ao longo da temporada de 2025 e para suas preparações visando as mudanças de regulamento em 2026.

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