Ele dividiu pista com Schumacher e agora quer mandar currículo pra correr pela Cadillac na F1

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A Cadillac tem um novo candidato para sua vaga na Fórmula 1 em 2026, com o ex-piloto Vitantonio Liuzzi brincando que está “pronto” para assumir o cargo, mais de uma década após deixar a F1.

Liuzzi, de 44 anos, fez sua estreia na Fórmula 1 em 2005 e dividiu pista com grandes nomes como Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alondo. Depois de ser dispensado pela Toro Rosso ao final de 2007, Liuzzi ficou fora do grid por um ano, retornando em 2009 para substituir Giancarlo Fisichella na Force India, quando o italiano foi para a Ferrari.

Sua passagem pela Force India também foi breve, e ele terminou sua carreira na F1 após uma temporada com a Hispania Racing em 2011. Após sua saída da F1, Liuzzi transitou por várias categorias e atualmente trabalha como comissário da FIA. No entanto, ele não descartou a possibilidade de um retorno à categoria principal.

Agora com 44 anos, Liuzzi brincou sobre sua disposição para uma vaga na Cadillac em 2026, quando a equipe americana estreará na F1.

“Estou aberto. Na verdade, eu queria enviar meu currículo, se você puder me ajudar com a Andretti”, disse ele, rindo, no Inside Line F1 Podcast. “Ainda estou pronto. Sou como o Hulkenberg, que sempre esteve pulando de time e agora está mais estável. Estou pronto, a fome ainda está lá.”

Companheiro de Bortoletto na Fórmula 1 é exemplo

Nico Hulkenberg, que será companheiro de Gabriel Bortoletto na Sauber em 2025, é o exemplo mais recente de um piloto que retornou à F1 após um período afastado, embora ele tenha ficado fora por apenas três anos, trabalhando como piloto reserva e competindo em algumas corridas.

A Cadillac se tornará a mais nova equipe da Fórmula 1 em 2026. A equipe anunciou que usará motores Ferrari até desenvolver suas próprias unidades de potência. Enquanto os preparativos seguem, uma grande dúvida permanece quanto à escolha dos pilotos.

Mario Andretti, que atuará como diretor não executivo no conselho da equipe, revelou que um dos pilotos será americano, enquanto o outro terá experiência prévia na F1. Colton Herta lidera a disputa pelo assento americano.

“Há mais pilotos disponíveis do que equipes no momento“, disse Andretti. “Dez equipes parece muito, mas há muitos pilotos talentosos ainda por descobrir. Do nosso ponto de vista, acho que começaremos com um piloto experiente, independentemente da nacionalidade, e um jovem talento americano. Essas são as metas para agora.”

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