McLaren bate o martelo sobre ajuda para Lando Norris ser campeão da F1 em 2025
Em 2024, Lando Norris conquistou quatro vitórias na Fórmula 1, ficou em segundo lugar no campeonato, atrás apenas de Max Verstappen, e levou a McLaren ao título de Construtores, após 26 anos sem conquistar esse feito.
O britânico superou claramente seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, nas comparações diretas. Na segunda metade da temporada, surgiram muitas discussões sobre a possibilidade de a equipe dar ordens para beneficiar Norris no duelo contra Verstappen.
Na realidade, o piloto britânico não recebeu nenhuma ajuda direta da McLaren. A única ação significativa de Piastri foi ceder a vitória na Sprint no Brasil, um gesto que foi recompensado por Norris na corrida seguinte, no Qatar, já quando o título de 2024 já estava matematicamente garantido por Verstappen. Contudo, em 2025, tudo começará do zero, como Norris mesmo confirmou: no início da temporada, o inglês não terá privilégios decorrentes de seus bons desempenhos no campeonato anterior.
“Em 2025 começamos do zero, e o Oscar também terá a chance de lutar pelo campeonato”, explicou Norris aos jornalistas. “Essas discussões estão relacionadas à luta pelo título de pilotos, e eu conquistei o direito de ter alguns desses privilégios. Conquistei isso pelo meu bom trabalho durante a temporada. Não vou por aí pedindo essas vantagens.“
Tratamento igual para ambos os pilotos na McLaren
Norris também destacou a igualdade de tratamento dentro da equipe, afirmando: “O Oscar me ajudou em algumas ocasiões, mas quando fomos para Baku, na verdade, foi o contrário: eu dei o caminho para ele e depois o Oscar me ajudou a vencer no Brasil. Infelizmente, no domingo, as coisas não correram bem, e a oportunidade foi perdida, mas retribuí o favor no Sprint do Qatar. Essa é a nossa força como equipe. Não acredito que outras equipes funcionem assim, e isso definitivamente faz parte da razão pela qual estamos onde estamos agora, como campeões de Construtores.“