Arrumou treta com Leclerc na Ferrari e agora vai arrumar as malas para trabalhar na Cadillac
A Cadillac Racing anunciou Xavier Marcos, ex-engenheiro de corrida de Charles Leclerc, como o novo diretor técnico de seu projeto de carro esportivo LMDh. Após sete anos na Ferrari, dos quais seis foram dedicados ao cargo de engenheiro de corrida do monegasco, Marcos decidiu deixar a equipe italiana para assumir um novo desafio na Cadillac.
A jornada de Marcos
Xavier Marcos iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 2010 pela HRT, antes de se transferir para a Williams, onde trabalhou como engenheiro de desempenho. Depois, fez a transição para a NASCAR Cup Series com a Richard Childress Racing, retornando à F1 em 2018 com a Ferrari.
No ano seguinte, assumiu o papel de engenheiro de corrida de Leclerc, função que manteve até o Grande Prêmio de Miami de 2024, quando foi substituído por Bryan Bozzi após um período de tensões entre os dois.
O último incidente ocorreu no Grande Prêmio da China, quando Marcos pediu para Leclerc retornar à sua “linha original” para uma “comparação”. O piloto reagiu com surpresa, perguntando: “Que diabos isso significa?”, e Marcos respondeu: “Esqueça!”. Apesar dos relatos de discordância, Leclerc usou as redes sociais para desejar sorte a Marcos em seus novos projetos, agradecendo pelos anos de trabalho juntos, incluindo a conquista de sua primeira pole e vitória, além de destacar a parceria desde seu início na Ferrari.
Novo papel na Cadillac Racing
Agora, em sua nova função, Marcos será responsável pela supervisão técnica do projeto LMDh da Cadillac Racing, atuando tanto no WEC quanto no IMSA. Ele trabalhará em estreita colaboração com a nova gerente do programa LMDh, Keely Bosn, focando no desenvolvimento e desempenho dos carros.
A Cadillac planeja expandir seu programa IMSA para três carros em 2025 e terá dois Hypercars no WEC em parceria com a Jota. A General Motors, por meio de sua divisão Motorsports, anunciou mudanças na estrutura de liderança da Cadillac Racing como parte do aumento de recursos e investimentos nas iniciativas globais de automobilismo, destacando a importância do esporte no aprimoramento das habilidades de engenharia e liderança da companhia.