Temporada nem começou e Kimi Antonelli já alcançou marca impressionante com a Mercedes
O mais novo piloto contratado pela Mercedes, Kimi Antonelli, deu início aos testes para sua temporada de estreia na Fórmula 1 em Jerez, na última quarta-feira (15). Toto Wolff revelou uma marca impressionante. O jovem piloto já teria completado “cerca de 9.000 quilômetros” ao volante de carros da equipe.
Para efeito de comparação, Franco Colapinto, antes de estrear pela Williams no Grande Prêmio da Itália, havia acumulado apenas uma sessão de TL1, equivalente a 24 voltas e 141 quilômetros no circuito de Silverstone.
Kimi Antonelli: a “criança prodígio” da Mercedes?
Antonelli está prestes a se tornar o novato mais jovem no grid da F1 em 2025. Contudo, seu preparo é excepcional graças a um programa abrangente de Testes de Carros Anteriores (TPC).
O piloto italiano de 18 anos já realizou voltas em circuitos como Red Bull Ring, Imola, Silverstone e Barcelona, utilizando carros da Mercedes com dois anos ou mais de idade. Além disso, participou das sessões de FP1 em Monza e no México com o modelo de 2024, e testou o carro em Abu Dhabi, no encerramento da temporada passada.
Nesta semana, no entanto, Antonelli pilotou o W11, modelo da Mercedes de 2020. Esse carro antecede os regulamentos de efeito solo, com o teste sendo classificado como parte dos Testes de Carros Históricos (THC), já que o limite para TPC com veículos de dois anos é de 20 dias por temporada.
Mesmo assim, o jovem piloto está acumulando uma quilometragem inestimável. “Ele completou cerca de 9.000 quilômetros em carros de Fórmula 1”, disse Toto Wolff à Auto Motor und Sport.
Expectativas moderadas para 2025
Apesar do grande preparo, Wolff foi cauteloso quanto às expectativas para o desempenho imediato de Antonelli. “Se você espera que ele esteja na pole position em Melbourne, vença a corrida e dispute o campeonato imediatamente, isso não vai acontecer”, alertou o chefe da equipe.
Ele destacou que 2025 será tratado como um ano de transição, com o foco em preparar Antonelli para os novos regulamentos de 2026. “Ele tem 18 anos, é muito talentoso, mas precisa crescer e cometerá erros. Estamos dispostos a passar por esse processo.”
Pilotos novatos ganham espaço no grid de 2025
Além de Antonelli, outras equipes também investirão em jovens talentos no próximo campeonato. Oliver Bearman assumirá um lugar na Haas, Isack Hadjar estará na Racing Bulls, Jack Doohan competirá pela Alpine, e Gabriel Bortoleto se juntará à Sauber.
Wolff sugeriu que a tendência de apostar em estreantes foi reforçada pelo impacto de performances como a de Bearman na Ferrari, que impressionou ao competir mesmo com pouca experiência. “De repente, todos perceberam que os jovens estavam começando em um nível muito alto”, explicou.
Sobre o título de “criança prodígio“, Wolff foi direto: “Ele só será uma criança prodígio quando realmente entregar resultados na Fórmula 1. Esperamos que isso aconteça em breve, mas certamente não logo no início.”