Respire fundo e veja o REAL valor pago pela Audi para comprar a Sauber

0

A partir de janeiro de 2023, a Audi começou a adquirir participação no capital social da equipe Sauber F1, inicialmente comprando 25% e planejando atingir 75% até 2025. Contudo, nos últimos meses, a montadora acelerou o processo, com a intenção de concluir a compra de 100% das ações já em 1º de janeiro de 2025, para estar pronta para a temporada de 2026, quando a equipe passará a se chamar oficialmente Audi.

A conclusão da transação foi confirmada pela Auto Motor und Sport, com uma declaração oficial da Audi AG: “A aquisição integral da Sauber Holding AG pela Audi AG foi finalizada conforme planejado em janeiro de 2025. Esse passo representa uma conquista significativa para a Audi no caminho rumo à Fórmula 1.

Verdadeira fortuna envolvida na transação

Rumores indicam que o preço da compra foi de 600 milhões de euros (R$ 3,7 bilhões), o que pode ser considerado uma boa oportunidade para a Audi, considerando que atualmente as equipes de Fórmula 1 têm um valor mínimo de cerca de 1 bilhão de euros. Em novembro de 2024, a equipe formalizou a venda de uma participação minoritária ao fundo soberano do Qatar, resultando em uma distribuição acionária de 70% para a Audi e 30% para a Qatar Investment Authority.

A Audi tem suas atenções voltadas para 2026, e, por isso, a temporada de 2025 será uma fase de transição. Não é por acaso que a equipe confirmou o nome “Stake F1 Team Kick Sauber”. Além disso, os cargos principais já foram preenchidos para o futuro, com Mattia Binotto atuando como gerente de projetos de F1 e Jonathan Wheatley assumindo o cargo de chefe de equipe. Com a nova revolução regulatória, a Audi fará sua estreia com o motor produzido em sua fábrica em Neuburg e já firmou um contrato com a Castrol para o fornecimento de combustível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.