Fórmula E bate o martelo e confirma mudança na categoria

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A temporada 2024/25 da Fórmula E está prestes a ganhar uma grande novidade, com a introdução dos pit-stops obrigatórios e a implementação do Pit Boost. A partir da próxima etapa, o eP de Jedá, na Arábia Saudita, os pilotos terão acesso a esse novo recurso, que promete agitar as estratégias de corrida. A prova será realizada em um traçado alternativo ao circuito da Fórmula 1, que também acontece no mesmo local.

O Pit Boost oferece um aumento de 10% de energia, funcionando como uma recarga para os carros, mas sem impactar a vida útil das baterias. O objetivo é forçar os carros a pararem no pit-lane por 30 segundos e 600 kW, alterando as estratégias de corrida e adicionando um novo elemento de emoção às disputas.

Como vai acontecer em cada ativação?

Em cada ativação, além do ganho de 50 kW de potência, os pilotos podem ativar a tração integral, o que melhora a aderência, maximiza o desempenho dos pneus, aprimora o controle do carro e gera mais ritmo. A decisão de quando entrar nos pits e acionar o dispositivo será crucial para qualquer equipe que queira tirar proveito dessa tecnologia.

Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, comentou: “Após um extenso processo de testes e simulações, temos o prazer de finalmente apresentar essa tecnologia revolucionária para o mundo. O Pit Boost será um dos maiores desafios, exigindo decisões de alto risco sob pressão.

Ele também ressaltou o impacto que essa inovação terá: “A Fórmula E continuará a proporcionar momentos de ultrapassagens emocionantes e reviravoltas inesperadas, e mostrará o compromisso da categoria e da FIA com a inovação. Essa tecnologia também marcará uma transformação para os veículos de passeio e o futuro dos carros elétricos.

Antes de cada etapa, as equipes receberão detalhes sobre a corrida, incluindo a janela do Pit Boost, 21 dias antes da prova. Apenas um carro de cada equipe pode utilizar o recurso por vez, e dois membros designados serão responsáveis pela recarga durante o pit-stop.

Vale lembrar que nas duas primeiras corridas da temporada, em São Paulo e Cidade do México, o Pit Boost não foi utilizado. Recentemente, a FIA ajustou as regras, permitindo o uso do Modo Ataque a partir da segunda volta, antes mesmo da ativação completa do boost.

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