Qual será o formato da qualificação na Fórmula 1 em 2025?

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A qualificação é uma etapa essencial do fim de semana da Fórmula 1, pois define a ordem de largada para o Grande Prêmio de domingo. Lewis Hamilton é, de longe, o piloto mais bem-sucedido na história das classificações da F1, sendo o único a superar a marca de 100 pole positions. Michael Schumacher, segundo no ranking, conquistou 68 poles ao longo de sua carreira. A qualificação é um dos momentos mais empolgantes do fim de semana de corrida, e aqui está um guia sobre como ela funciona e será adotada em 2025.

O formato da qualificação na F1

A sessão de qualificação tem duração de uma hora e é dividida em três fases eliminatórias, com pequenos intervalos entre elas. Os pilotos podem completar quantas voltas cronometradas desejarem dentro de cada sessão. Se um piloto iniciar uma volta rápida antes da bandeira quadriculada ser agitada, ele poderá concluí-la normalmente. Isso faz com que algumas voltas sejam registradas mesmo após o tempo oficial da sessão ter expirado.

Q1 – 18 minutos

  • Os cinco pilotos mais lentos são eliminados.
  • Definem-se as posições de 16º a 20º no grid.
  • Intervalo de 8 minutos antes do Q2.

Q2 – 15 minutos

  • Os tempos são zerados, e os 15 pilotos restantes tentam avançar.
  • Os cinco mais lentos são eliminados, definindo as posições de 11º a 15º.
  • Intervalo de 7 minutos antes do Q3.

Q3 – 12 minutos

  • Os tempos são zerados novamente.
  • Os 10 pilotos restantes recebem um novo jogo de pneus macios.
  • Eles disputam a pole position, com os tempos do Q3 determinando as 10 primeiras posições do grid.

A regra dos 107% na F1

A regra dos 107% garante que os carros tenham um desempenho mínimo competitivo. Para permanecer na corrida, um piloto deve registrar um tempo no Q1 dentro de 107% do tempo mais rápido da sessão.

Por exemplo, se a volta mais rápida do Q1 for de 1min40s (100 segundos), qualquer piloto que registrar um tempo acima de 1min47s (107 segundos) precisará da permissão da FIA para largar na corrida.

A regra não se aplica quando a sessão ocorre em condições de pista molhada. A última vez que pilotos foram excluídos por não cumprirem essa exigência foi no GP da Austrália de 2012, quando Narain Karthikeyan e Pedro de la Rosa, da HRT, ultrapassaram o limite de 107%.

Penalidades no grid

Pilotos podem receber penalizações no grid por infrações cometidas em etapas anteriores ou por excederem o limite de componentes da unidade de potência permitidos na temporada.

Essas penalidades são aplicadas após a qualificação, o que pode modificar a ordem de largada para a corrida. Por isso, o resultado final da qualificação é sempre considerado provisório, com a definição oficial do grid sendo divulgada horas antes do Grande Prêmio.

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