Por essa ninguém esperava, Guanyu Zhou está de volta para Fórmula 1
Uma notícia surpreendeu os fãs da Fórmula 1 nesta quarta-feira (5/2). Para quem imaginava que a trajetória do chinês Guanyu Zhou estava encerrada na principal categoria do automobilismo mundial, se enganou. Após perder a vaga na equipe Sauber, o piloto foi oficialmente anunciado em uma nova casa.
A Ferrari oficializou seus pilotos reservas para a temporada, definindo quem poderá substituir Lewis Hamilton e Charles Leclerc em caso de lesões, indisponibilidade ou desclassificação. Zhou Guanyu e Antonio Giovinazzi foram escolhidos para ocupar a função e estarão à disposição da equipe de Maranello.
Nota oficial da Ferrari
“A Scuderia Ferrari HP contará com uma nova adição e uma confirmação para a função de piloto reserva: Zhou Guanyu se junta à equipe ao lado de Antonio Giovinazzi, que permanece na função. Para o piloto chinês, trata-se de um retorno à casa, após sua passagem pela Ferrari Driver Academy entre 2015 e 2018. Zhou se tornou o primeiro representante de seu país a disputar um Grande Prêmio de Fórmula 1, correndo pela Alfa Romeo Racing em 2022 e 2023, e permanecendo na equipe quando foi rebatizada como Kick Sauber em 2024. Em sua trajetória na categoria, ele acumula 68 GPs, 16 pontos e duas voltas mais rápidas.”
Trajetória de Zhou Guanyu na carreira
Nascido em Xangai, em 30 de maio de 1999, Zhou ingressou na Ferrari Driver Academy em 2015, logo após encerrar sua carreira no kartismo. Durante os anos em que esteve ligado a Maranello, competiu na Fórmula 4 e Fórmula 3, adquirindo experiência antes de seguir seu caminho na Fórmula 2. Em três temporadas na categoria, conquistou cinco vitórias e 20 pódios, desempenho que o levou à Fórmula 1.
Antonio Giovinazzi segue como reserva
Zhou dividirá a função com Antonio Giovinazzi, piloto italiano nascido em 1993 e vinculado à Ferrari desde 2017. Além de sua posição como reserva da Scuderia, Giovinazzi continuará competindo no Campeonato Mundial de Endurance, pilotando a Ferrari 499P #51 – com a qual venceu as 24 Horas de Le Mans em 2023.