Valtteri Bottas surpreende e revela traição sofrida na Fórmula 1
Valtteri Bottas tinha confiança de que continuaria na Fórmula 1 em 2025 com a Sauber, equipe que passará a ser operada pela Audi a partir de 2026. No entanto, o finlandês acabou sendo “traído” e ficou sem uma vaga como titular e teve de aceitar o papel de piloto reserva da Mercedes. O finlandês se sentiu traído pela equipe que defendeu nos últimos anos, pois recebeu garantias de que permaneceria no time para a próxima temporada.
O piloto ingressou na Sauber em 2022 e permaneceu até o fim de 2024. Embora tenha encerrado a última campanha sem marcar pontos, ele acreditava que conseguiria a renovação de contrato. Isso porque alguns membros do conselho da Audi desejavam manter o #77 no projeto e chegaram a afirmar que ele seria um dos pilares da marca alemã na Fórmula 1.
“Comecei a ter dúvidas sobre o futuro quando meu contrato estava perto do fim. Mas sempre tive muita confiança de que estaria no grid, porque era isso que parecia. As decisões sobre os pilotos para o futuro da Audi precisam passar pelo conselho. Algumas pessoas realmente me queriam, mas outras preferiam uma mudança, apostando em um nome jovem”, relembrou Bottas.
Como é comum entre pilotos, Bottas manteve conversas paralelas com outras equipes enquanto negociava com a Audi. No entanto, confiando na promessa de uma vaga, ele optou por não avançar nas tratativas com outros times, o que acabou lhe custando um lugar como titular em 2025.
“Foi difícil, porque sempre recebi a indicação, especialmente depois da chegada de Mattia [Binotto], de que eu seria a peça central do projeto. Isso dificultou minha dedicação a outras negociações, pois me garantiram um assento. Claro, você ainda quer explorar opções, mas não pode se comprometer com nada. Então, eu só esperava: ‘Ok, quando assinamos?’”, explicou Bottas.
“Essa questão virou semanal. Tudo parecia acertado no papel, mas, quando começaram a adiar a assinatura, percebi que algo estava acontecendo e que não seria bom para mim”, concluiu.
Equipe optou por uma mudança completa
A Audi optou por uma reformulação completa na dupla de pilotos da Sauber. Assim, em 2025, a equipe de Hinwil deixará de contar com Bottas e Guanyu Zhou, apostando em Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto para um projeto de longo prazo.
A Fórmula 1 se prepara para retomar as atividades após as férias. A pré-temporada acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Bahrein, enquanto a temporada 2025 tem início com o GP da Austrália, de 14 a 16 de março.