Aston Martin resolve responder os críticos e faz lançamento em plena pré-temporada da F1
O fã da Fórmula 1 mais atento não repara apenas nos 20 carros do atual grid da categoria. Outros detalhes logo são percebidos e despertam curiosidade. Um veículo sempre presente nas pistas é o Safety Car, o carro de auxílio que quase sempre é usado por algum problema na corrida.
Ele pode passar batido por muitos torcedores, mas os pilotos sempre estão de olho, já aqueles mais atentos nutrem uma curiosidade pra saber como será o veículo na nova temporada, e essa curiosidade acabou na manhã desta quarta ( 21).
Nesta quarta, no Bahrein, a Aston Martin revelou o novo safety car que será utilizado na temporada 2024 da Fórmula 1, apresentando um modelo significativamente mais potente do que o anterior.
Desde 2021, a função de safety car tem sido compartilhada entre a Mercedes, com um AMG GT Black Series de 720 cv, e o Aston Martin Vantage F1 Edition. O modelo anterior da marca britânica tinha cerca de 200 cv a menos que o AMG, com menos downforce, além de ser 45 kg mais pesado.
Modelo antigo foi alvo de críticas
O modelo anterior da Aston não escapou de críticas. Com uma estimativa de ser 5 segundos mais lento que o Mercedes, Max Verstappen chegou a se referir ao Vantage como “tartaruga”, pois não conseguia manter um ritmo rápido o suficiente para permitir que os pilotos mantivessem a temperatura dos pneus.
“O safety car estava tão lento que parecia uma tartaruga, inacreditável”, disse o holandês no GP da Austrália de 2022. “Pilotar a 140 [km/h] na reta, sem ter um carro quebrado na pista, não entendo porque guiamos tão lento. Temos que investigar”. – disse o holandês na ocasião
Por esse motivo, a Aston Martin estreará um novo safety car nesta temporada, alinhado com a significativa atualização que o Vantage recebeu. Além das revisões na carenagem, a potência foi aumentada em 150 cv, chegando a 656 cv, graças à incorporação de turbocompressores maiores, um sistema de resfriamento aprimorado e um novo eixo de comando para o motor AMG V8 biturbo de 4 litros.
O novo Vantage fará sua estreia no Grande Prêmio da Arábia Saudita, a segunda corrida da temporada de 2024. A equipe Aston Martin e o Vantage exibirão a marca da Aramco, que atualmente é a patrocinadora máster da equipe britânica, segundo informações do site motorsport