Racing Bulls vê plano traçado cair por terra antes de começar a temporada da F1

0

A Racing Bulls precisou alterar seus planos de pré-temporada devido ao risco de vazamento de imagens do VCARB02 antes do lançamento oficial do grupo F1 75, programado para terça-feira (18/2), em Londres. Inicialmente, a equipe planejava realizar um shakedown em Imola nesta segunda-feira, mas optou por adiar para evitar que fotos da nova pintura surgissem na internet antes do evento.

Este ano, a Fórmula 1 organizará um lançamento coletivo para comemorar os 75 anos da categoria, um evento inédito que será realizado na O2 Arena, em Londres. Como a pré-temporada começa apenas oito dias antes dos testes no Bahrein, as equipes tiveram pouco tempo para testar seus carros de 2025.

Diante desse cenário, McLaren e Williams revelaram seus novos modelos em Silverstone na semana passada, utilizando pinturas provisórias para os testes. A Haas também realizou um shakedown privado no último domingo (16/2), mas optou por não usar uma pintura especial. Mesmo assim, imagens do VF25 vazaram rapidamente na internet.

Para evitar um problema semelhante, a Racing Bulls decidiu adiar seu teste. Segundo o portal italiano autoracer.it, a equipe nunca planejou utilizar uma pintura alternativa e, para atender à exigência da Liberty Media de manter exclusividade nas artes visuais para o evento em Londres, optou por remarcar a filmagem do VCARB02.

Teria sido muito arriscado aparecer com a pintura oficial em um circuito como Imola, onde as chances de vazamento de fotos são altas”, revelou a publicação. Agora, a equipe testará o carro apenas na quarta-feira (19/2), um dia após o evento oficial da F1.

Alguns aspectos do novo carro já foram revelados

Nas últimas semanas, alguns detalhes do VCARB02 foram divulgados. O modelo contará com a suspensão traseira e a caixa de câmbio do Red Bull RB20, além dos característicos “sidepods em formato de boca de tubarão” da equipe principal. Segundo a mídia italiana, o carro também adotará a entrada de resfriamento em “L invertido”, característica do Red Bull de 2024, e uma asa dianteira reformulada para otimizar o fluxo de ar.

A estreita ligação técnica entre a Racing Bulls e a Red Bull Racing deve reacender críticas de equipes rivais, que frequentemente questionam a relação entre as duas escuderias. Recentemente, Zak Brown, da McLaren, voltou a levantar preocupações sobre a “copropriedade” e o modelo de equipe A/B da Red Bull.

No entanto, o CEO da Racing Bulls, Peter Bayer, minimizou as críticas em entrevista ao portal PlanetF1.com. “Esses comentários não me incomodam. Passei um bom tempo na FIA e sei como outras equipes colaboram”, afirmou, mencionando sua experiência como secretário-geral da entidade e diretor executivo da F1.

Bayer ainda comparou a parceria entre Ferrari e Haas com a relação da Racing Bulls com a Red Bull. “Se analisarmos de forma justa, Ferrari e Haas trabalham mais próximas do que Red Bull Racing e nós. Sei que a competição é intensa e todos tentam criar obstáculos, mas nosso carro é diferente. Não se trata de uma simples cópia. Se fosse, não estaríamos onde estamos agora.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.