Não é Verstappen, nem Hamilton: favorito da Fórmula 1 foi para pista para alegria dos fãs
A Racing Bulls tornou-se a quinta equipe da Fórmula 1 a realizar um shakedown com seu novo carro para a temporada 2025. A pintura marcante do modelo foi eleita a favorita dos fãs em uma pesquisa do site RacingNews365 e apareceu oficialmente pela primeira vez na última quarta-feira (19/2), durante um dia de filmagem em Imola. Yuki Tsunoda e o estreante Isack Hadjar tiveram a oportunidade de pilotar o carro na sessão.
A equipe seguiu os passos de McLaren, Williams, Haas e Ferrari ao levar seu novo monoposto à pista. Já Mercedes e Red Bull devem realizar seus shakedowns no Bahrein, pouco antes do início dos testes de pré-temporada, marcados para a próxima quarta-feira (26/2).
Para 2025, a Racing Bulls contará com uma parceria ainda mais estreita com a Red Bull, incluindo a mudança para uma nova instalação no campus de Milton Keynes.
One word: Obsessed 🤩 #F1 #VCARB pic.twitter.com/7r6mhuX0NH
— Visa Cash App Racing Bulls F1 Team (@visacashapprb) February 20, 2025
FIA decide fazer alteração para nova temporada
A segurança é um dos pilares essenciais do automobilismo, e a FIA continua aprimorando suas medidas de proteção para pilotos, equipes e espectadores. A mais recente iniciativa nesse sentido é a homologação de uma nova cerca de proteção contra detritos, com 6 metros de altura, projetada para elevar os padrões de segurança em áreas de maior risco nos circuitos.
Nova cerca homologada eleva os padrões de segurança
Desenvolvida pela empresa suíça Geobrugg, a nova cerca foi projetada para reforçar a proteção em pontos críticos das pistas, como curvas de alta velocidade, trechos de subida e áreas próximas às arquibancadas. Após uma bateria de testes rigorosos, a estrutura recebeu a homologação FIA Standard 3502-2018.
De acordo com as novas regulamentações da FIA, todos os novos circuitos precisarão adotar esse modelo homologado. Já os autódromos de Grau 1 terão que substituir cercas danificadas pela nova versão aprovada, enquanto os de Grau 2 terão até 2026 para se adequar. Além disso, qualquer circuito pode implementar essa tecnologia como medida adicional de segurança.
Testes rigorosos e melhorias para o público
Circuitos renomados como Suzuka, Bahrein, Monza, Interlagos e Fuji já utilizam cercas de 6 metros de altura, mas sem certificação nos mais altos padrões de segurança da FIA. A versão desenvolvida pela Geobrugg é a primeira a ser homologada após passar por testes exigentes, incluindo o impacto de uma esfera de 780 kg a 60 km/h e a colisão de um carro em alta velocidade.
Além de reforçar a segurança, a nova estrutura também traz benefícios para os espectadores. O espaçamento ampliado entre os cabos acima dos 3 metros melhora a visibilidade das arquibancadas, garantindo uma experiência mais imersiva sem comprometer a proteção contra detritos.