Valtteri Bottas manda a real e revela pensamento de correr em outras categorias
Valtteri Bottas está presente em Sakhir, onde ocorrem os testes de pré-temporada, mas pela primeira vez desde sua estreia na Fórmula 1 como piloto reserva. Como resultado, ao contrário dos testes do ano passado, o finlandês não irá para a pista, com o W16 sendo pilotado por George Russell e Andrea Kimi Antonelli.
“É um ano diferente, mas é bom estar de volta à Mercedes, uma equipe com a qual vivi grandes momentos e conquistei grandes sucessos. Estou bem“, comentou ele à Sky Sport F1. “Ver todos saindo para a pista e cumprindo seus programas de testes é uma sensação estranha, talvez eu me acostume. Me sinto em casa na Mercedes. Estive aqui por cinco anos, o que é bastante tempo, e ainda vejo muitos rostos conhecidos, além de algumas novas pessoas, então tudo está indo bem desde que comecei a trabalhar com a equipe.”
Apoio para o substituto de Lewis Hamilton
Um dos principais objetivos de Bottas para 2025, como ele mesmo ressaltou, será apoiar Andrea Kimi Antonelli em sua estreia oficial na F1, no GP da Austrália, em março. “Espero poder ajudar o Kimi“, disse ele.
“Quando você entra na Fórmula 1 vindo da Fórmula 2, há muitas novidades, tanto técnicas quanto de pilotagem. Vou tentar observar e, se perceber algo que o piloto não tenha notado, farei muitas perguntas. Com certeza haverá algumas questões para Kimi sobre como as coisas funcionam. Vou acompanhar sua adaptação, oferecer meu apoio e estarei à disposição, caso seja necessário. Acho que o primeiro dia dele foi muito sólido, sem erros e com boas indicações para a equipe. Imagino que tenha sido um início bem agitado, mas foi um bom começo.”
Antonelli será um dos quatro pilotos estreantes da temporada, e Bottas também comentou sobre a nova geração que chega à F1: “Este ano, há muitos pilotos novos, e isso tem sido uma tendência nas últimas temporadas, pois as equipes preferem promover jovens talentos, já que muitos pilotos têm mostrado que podem entregar bons resultados imediatamente. Também estou curioso para ver como eles vão evoluir ao longo do tempo. Todos certamente trabalharão duro, e estou ansioso para ver como as coisas vão se desenrolar. A preparação é melhor, o apoio é maior e a tecnologia de simulação melhorou, então é natural que vejamos mais pilotos jovens na F1.”
Pensando em outras categorias da velocidade
Quanto ao seu futuro, Bottas revelou que está avaliando outras opções além da F1. “Pensei em explorar outras categorias e avaliei todas as possibilidades, mas por enquanto decidi que o melhor para mim ainda é estar envolvido com uma grande equipe e fazer bons testes. Depois veremos o que acontece. Quero voltar ao grid em 2026, esse é meu objetivo final. Espero que seja possível, mas se não for, vou precisar procurar outras alternativas.”