Por que a primeira corrida da temporada de F1 vai acontecer no sábado?
Para alegria dos fãs, a espera está terminando. A Fórmula 1 2024 está prestes a começar! Após três dias de testes de pré-temporada no Bahrein, a elite do automobilismo se prepara para o início da temporada na mesma pista.
O Grande Prêmio do Bahrein está marcado para este sábado (02/03), às 12h (horário de Brasília), dando início ao maior calendário de todos os tempos – serão 24 corridas, o número máximo estabelecido pelo Pacto de Concórdia, incluindo seis corridas sprint.
O Grande Prêmio do Bahrein acontecerá em um sábado, assim como a segunda etapa da Fórmula 1 de 2024 (Grande Prêmio da Arábia Saudita). O Ramadã, mês em que, de acordo com a tradição islâmica, o livro sagrado Alcorão foi revelado ao profeta Muhammad, terá início em 10 de março.
Por essa razão, a corrida em Jidá foi antecipada para o dia 9 de março. Além disso, por questões de regulamento, que exigem pelo menos uma semana de intervalo entre dois Grandes Prêmios, a abertura na etapa de Sakhir também foi modificada.
Verstappen quer o tetra e Hamilton em ano de despedida
Max Verstappen conquistou três títulos consecutivos com a equipe RBR, que é hexacampeã de construtores. O piloto holandês é considerado o líder a ser superado na luta pelo seu quarto título mundial na carreira. Verstappen atualmente detém a pole position e a vitória mais recente no Grande Prêmio do Bahrein.
Outro ponto importante da temporada será a despedida de Lewis Hamilton da Mercedes. Ao final de 2024, o heptacampeão mundial irá se transferir para a Ferrari, realizando um “sonho de infância”, conforme suas próprias palavras.
A parceria entre o piloto e a equipe teve início em 2013, resultando em seis títulos mundiais de pilotos para Lewis, além de oito títulos mundiais de construtores. Neste ano, ele busca encerrar o maior jejum de vitórias de sua carreira e voltar a vencer após dois anos sem conquistas.
O grid permanece inalterado em relação a 2023, marcando também a primeira temporada na história da Fórmula 1 sem a presença de quaisquer pilotos estreantes. As únicas mudanças estão nos nomes de duas equipes: AlphaTauri e Alfa Romeo saem, enquanto RB e Sauber entram.
Veja os horários do GP do Bahrein
Quinta-feira, 29 de fevereiro
– Treino livre 1: 8h30
– Treino livre 2: 12h
Sexta-feira, 1º de março
– Treino livre 3: 9h30
– Classificação: 13h
Sábado, 2 de março
– Corrida: 12h