Stock Car faz bonito e prepara a MELHOR das homenagens para Wilsinho Fittipaldi
A temporada de 2024 da Stock Car Pro Series terá seu início neste fim de semana com uma homenagem a um dos grandes ícones do automobilismo brasileiro. A etapa inaugural do campeonato será dedicada ao GP Wilson Fittipaldi Júnior, em memória do ex-piloto, pioneiro e líder da emblemática equipe brasileira da Fórmula 1, a Copersucar-Fittipaldi, além de ser vice-campeão da Stock Car em 1991.
O Autódromo Internacional Ayrton Senna, localizado em Goiânia (GO), será o cenário deste tributo em memória de um membro proeminente da família Fittipaldi.
Nas décadas de 60, 70 e 80, ao lado de seu irmão mais novo, Emerson, ele iniciou um movimento que marcou o fim de uma era menos profissional no automobilismo brasileiro. Conhecido carinhosamente como Wilsinho, ou Tigrão nos círculos automobilísticos, ele faleceu na última sexta-feira (23/03) em São Paulo, aos 80 anos.
Wilsinho deixou um grande legado significativo no automobilismo brasileiro. Como filho do “Barão” Wilson Fittipaldi, um jornalista e entusiasta do esporte que deu origem a uma das mais prestigiadas competições automobilísticas do país, as Mil Milhas de Interlagos, seu impacto perdura até os dias atuais.
O sonho da Copersucar
Após liderar o desenvolvimento de vários carros de corrida no Brasil, ele se aventurou em um projeto inovador para a época: a criação da Fittipaldi, a primeira e única equipe sediada fora da Europa a competir no Campeonato Mundial de Fórmula 1, atuando entre 1975 e 1982.
Além de Emerson, outros pilotos brasileiros também correram pela equipe, como Ingo Hoffmann e Chico Serra, que mais tarde se tornaram figuras icônicas na Stock Car. O filho de Wilsinho, Christian Fittipaldi, também competiu na principal categoria brasileira entre 2005 e 2006.