Substituto de Hamilton? Mercedes arma plano na surdina por novo fenômeno do automobilismo
Certamente candidatos não faltam para o ocupar a vaga que será deixada por Lewis Hamilton na Mercedes ao fim de 2024. De veteranos a novatos, o time alemão terá boas alternativas para encontrar um profissional que possa competir pela equipe, que apesar de não viver os melhores dias, nutre de grande prestígio no cenário da Fórmula 1.
Um dos nomes cotados para assumir a vaga é um novato que já faz parte da Mercedes, tanto que a equipe alemã tem um novo planejamento voltado para essa joia do automobilismo mundial.
Andrea Kimi Antonelli é considerado um dos candidatos para a vaga de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em 2025, embora a Mercedes tenha sido cautelosa em confirmar isso explicitamente.
No entanto, para Antonelli subir já no próximo ano, ele precisa obter a superlicença, e um dos requisitos exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é acumular uma determinada quilometragem com um carro de F1 – um processo para o qual a equipe alemã já está se preparando.
O plano da Mercedes
De acordo com informações do site da revista alemã Auto Motor und Sport, a Mercedes planeja dar a Antonelli a oportunidade de pilotar o W13 em sessões privadas de testes ao longo da temporada de 2024, em paralelo com sua participação na F2.
Segundo as regras esportivas, o piloto precisa completar pelo menos 300 km em um máximo de dois dias, porém, essas sessões privadas só podem ser realizadas com modelos de carros que tenham pelo menos dois anos de idade em relação ao modelo atual.
Existem outros requisitos ainda não cumpridos por Kimi, como a idade. O atual campeão da FRECA inicia 2024 com 17 anos, enquanto a idade mínima exigida pela entidade que regula o esporte é de 18 anos. Antonelli completa 18 anos em 25 de agosto. No entanto, é importante destacar que o piloto da Prema já acumulou os 40 pontos necessários para a superlicença.